Perene

perene_p2
imagem: Cassiano Rodka

por‏ Clarice Casado

“Chovi amor
‏em pessoas
‏que preferem telhados”

‏(Zack Magiezi)

‏A Vinicius, meu grande poetinha.

‏Li este mini poema do Zack Magiezi, e pensei, “Prefiro chover”. Mil vezes. Milhões de vezes. Prefiro dar e declarar todas as formas de amor que conseguir. Gosto de doação, de palavras, de sentir o coração ardendo. Gostei do amor desde pequenina. E só depois de ler o poema do Zack me caiu a ficha (e eu detesto esta expressão!). Não é por acaso que me tornei poeta. Claro que não. Eu gosto de sentir muito, para poder escrever muito. Poeta que não ama sem limites não é poeta, ora pois… Tenho certeza de que mestre Vinicius pensava assim: saravá, “poetinha”!

‏Gosto de histórias. De ouvi-las, primeiramente. E depois, de contá-las. Creio que foi esse amor pela beleza dos mais singelos aos mais complexos relatos que me tornou escritora e professora. Eu ouço há anos as deliciosas histórias de amor dos meus alunos, amigos e familiares. Ouço quietinha, às vezes dou minhas modestas opiniões, e logo fico imaginando como posso contar aquela história sob meu olhar. Adoro isto. Amo os poemas e as histórias fazendo ninho em mim, amadurecendo aos pouquinhos, para depois saírem de mim todas lindas, cheias de detalhes e mistérios…

‏Eu mando cartas e bilhetes, eu digo sempre o que sinto, eu peço desculpas quando necessário, eu me dôo, eu aconselho, eu me desdobro em mil para ajudar quem eu estimo: eu não apenas “chovo” amor, eu armo grandes tempestades: e me sinto muito bem com isto. Nunca irei me arrepender de todo amor que já chovi. Nunca.

‏E é por isto que preciso continuar sempre amando: para seguir escrevendo e me doando, “eternamente, enquanto eu dure”, fazendo muita tempestade, que jamais será em copo d’água.

Deixe uma resposta

