kamasiwashington_theepic

O jazz majestoso de Kamasi Washington

por Cassiano Rodka

Kamasi Washington não poupou esforços em seu primeiro disco solo. O saxofonista norte-americano reuniu 14 músicos, uma orquestra de 9 integrantes e um coro de 14 vozes (que inclui a cantora brasileira Thalma de Freitas) para dar vida a um jazz psicodélico e grandioso, que parece ligar os pontos de onde o gênero já esteve no passado com a sua atuação no presente.

Apropriadamente intitulado “The Epic”, o disco triplo traz composições monumentais que englobam improvisos jazz com orquestrações cinematográficas e vocalizações pop anos 50.

Já tendo participado de discos de artistas de universos variados, como Stanley Clarke, Chaka Khan e Kendrick Lamar, o músico aprendeu a transitar por uma variedade de gêneros com muita naturalidade. É difícil não pensar no jazz fusion de Miles Davis.

O tema do álbum foi inspirado em um sonho recorrente do saxofonista: um guarda protege um enorme portão à espera de um guerreiro que o derrote e tome o seu lugar. Além de transformar o sonho em melodia, o músico promete que a história será lançada em formato graphic novel.

Com quase três horas de duração, “The Epic” vai na contramão de qualquer obra musical atual, convidando o ouvinte a parar para escutar as músicas e mergulhar fundo nas suntuosas melodias.

Se esse é apenas o primeiro passo de Kamasi Washington, eu mal posso esperar o que vem pela frente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s