Oscar 2016 – Os Palpites

por Pedro Cunha

Todo ano nós já sabemos o que vai acontecer. Todo ano vemos os melhores (e os piores) vestidos. Todo ano vemos as injustiças e as consagrações. Todo ano torcemos e damos palpite. Todo ano a mesma coisa. E adoramos CADA UM deles. Sim, é chegada a hora da premiação da Academia. É a hora do Oscar 2016.

A edição desse ano da festa de gala do cinema norte-americano foi marcada, desde muito cedo, por protestos e boicotes. A hashtag #OscarSoWhite levantou um importante debate sobre representatividade na Academia e na própria indústria cinematográfica estadunidense. Mais uma vez os atores, diretores e roteiristas negros foram esquecidos. Bons filmes como “Beasts of no Nation” (Beasts of No Nation, Cary Fukunaga, 2015) e “Um Homem Entre Gigantes” (Concusion, Peter Landesman, 2015) foram solenemente ignorados. “Creed: Nascido Para Lutar” (Creed, Ryan Coogler, 2015) só foi lembrado em Melhor Ator Coadjuvante por Sylvester Stallone e “Straight Outta Compton: A História do NWA” (Straight Outta Compton, F. Gary Gray, 2015) levou indicação apenas para roteiro. Em dois filmes com muitos negros envolvidos foram lembrados Stallone e os roteiristas brancos, ironicamente. Samuel L. Jackson, Idris Elba, Will Smith, Michael B. Jordan e tantos outros poderiam ter sido lembrados e foram deixados de lado. A própria Academia acolheu as críticas e promete tomar medidas para aumentar a diversidade tanto nas premiações quanto nos próprios filmes em si. Vamos esperar para ver no que vai dar.

Enquanto isso… vamos às nossas tradicionais previsões!

MELHOR FILME
oscar2016-00

A Grande Aposta (The Big Short, Adam McKay)

Ponte dos Espiões (Bridge of Spies, Steven Spielberg)

Brooklyn (John Crowley)

Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, George Miller)

Perdido em Marte (The Martian, Ridley Scott)

O Regresso (The Revenant, Alejandro Gonzáles Iñárritu)

O Quarto de Jack (Room, Lenny Abrahamson)

Spotlight: Segredos Revelados (Spotlight, Tom McCarthy)

Disputa mais acirrada dos últimos anos. Ano passado era 50%-50% (e eu errei, heh). As premiações prévias sérias (BAFTA, DGA, PGA, SAG…) estão muito divididas entre “O Regresso”, “A Grande Aposta” e “Spotlight: Segredos Revelados”. Não será surpresa a vitória de nenhum desses filmes. Palpitando, eu acho que “O Regresso” vai vencer. O filme cresceu na hora certa. Mas se eu fosse escolher… eu dividiria o prêmio entre “Mad Max” e “O Quarto de Jack”.

MELHOR DIRETOR
oscar2016-02

Lenny Abrahamson – “O Quarto de Jack”

Alejandro G. Iñárritu – “O Regresso”

Tom McCarthy – “Spotlight: Segredos Revelados”

Adam McKay – “A Grande Aposta”

George Miller – “Mad Max: Estrada da Fúria”

Pelas premiações o prêmio deve ser de Iñárritu. Ele entra como favorito (e eu estou confiando nisso e no voto casado para justificar o meu chute em “O Regresso”). O senão é justamente o CRIME que foi a vitória de Iñárritu sobre Richard Linklater ano passado. Só dois cineastas já conseguiram ganhar o troféu de Melhor Diretor dois anos seguidos e um deles foi John Ford! Talvez isso tire a vitória de Iñárritu, e aí McKay passa a ser o favorito. Por ironia, se não tivesse ganhado ano passado a vitória de Iñárritu esse ano era mais provável. Mas ainda assim vou chutar Iñárritu. Se eu fosse dar o prêmio? Não precisa nem pensar: George Miller.

MELHOR ATRIZ
oscar2016-03

Cate Blanchett – “Carol” como Carol Aird

Brie Larson – “O Quarto de Jack” como Joy “Ma” Newsome

Jennifer Lawrence – “Joy” como Joy Mangano

Charlotte Rampling – “45 Anos” como Kate Mercer

Saoirse Ronan – “Brooklyn” como Eilis Lacey

Saoirse Ronan está bem em “Brooklyn”, assim como Cate Blanchet está (como sempre) bem em “Carol”. A indicação de Jennifer Lawrence é injustificada. Essa vaga poderia ser, por exemplo, de Charlize Theron, por “Mad Max: Estrada da Fúria”. Charlotte Rampling tinha grandes chances  de levar a estatueta mas se complicou com declarações polêmicas sobre o #OscarSoWhite e detonou a própria candidatura, o que deve jogar o prêmio no colo de Brie Larson (no que não há nenhuma injustiça, já que ela está sensacional no filme).

MELHOR ATOR
oscar2016-04

Bryan Cranston – “Trumbo” como Dalton Trumbo

Matt Damon – “Perdido em Marte” como Mark Watney

Leonardo DiCaprio – “O Retorno” como Hugh Glass

Michael Fassbender – “Steve Jobs” como Steve Jobs

Eddie Redmayne – “A Garota Dinamarquesa” como Lili Elbe / Einar Wegener

Enfim, chegou a vez dele. Será uma surpresa muito, MUITO grande se DiCaprio não levar esse ano, depois de perder quatro vezes entre 1997 e 2014. Acho que ele ganha e vou ficar muito surpreso se não ganhar.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
AppleMark

Jennifer Jason Leigh – “Os Oito Odiados” como Daisy Domergue

Rooney Mara – “Carol” como Therese Belivet

Rachel McAdams – “Spotlight: Segredos Revelados” como Sacha Pfeiffer

Alicia Vikander – “A Garota Dinamarquesa” como Gerda Wegener

Kate Winslet – “Steve Jobs” como Joanna Hoffman

Talvez uma das categorias mais fáceis da noite. Alicia Vikander levou quase todas as premiações e surge como a coisa boa a ser salva de “A Garota Dinamarquesa”. Por mais que Kate Winslet seja uma das minhas atrizes preferidas e que Rooney Mara esteja sensacional em Carol (mas ela não é atriz coadjuvante, o estúdio a indicou aqui para que não concorresse com Cate Blanchet na categoria de Melhor Atriz), eu entregaria o prêmio para a sensacional atuação de Jennifer Jason Leigh no filme de Tarantino.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
oscar2016-06

Christian Bale – “A Grande Aposta” como Michael Burry

Tom Hardy – “O Retorno” como John Fitzgerald

Mark Ruffalo – “Spotlight: Segredos Revelados” como Michael Rezendes

Mark Rylance – “Ponte dos Espiões” como Rudolf Abel

Sylvester Stallone – “Creed: Nascido Para Lutar” como Rocky Balboa

Christian Bale mostrou em “A Grande Aposta” mais uma vez a sua incrível capacidade de se transformar completamente para fazer um personagem. Tom Hardy foi indicado pelo filme errado: ele poderia ter sido indicado por “Mad Max: Estrada da Fúria”. Mark Ruffalo é uma das forças do excelente “Spotlight: Segredos Revelados”. Mas no momento em que conseguiu a improvável indicação Sylvester Stallone se tornou o franco favorito para vencer. É um homem da indústria, está nela há muito tempo, tem muitos amigos e voltou, quarenta anos depois, ao personagem que o lançou. Ganha, justamente, Stallone.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
oscar2016-07

“Ponte dos Espiões” – Matt Charman, Ethan Coen e Joel Coen

“Ex Machina” – Alex Garland

“Divertida Mente” – Pete Docter, Meg LeFauve, Josh Cooley e Ronnie del Carmen

“Spotlight: Segredos Revelados” – Josh Singer e Tom McCarthy

“Straight Outta Compton: A História do NWA” – Jonathan Herman, Andrea Berloff, S. Leigh Savidge e Alan Wenkus

Acho que aqui “Spotlight: Segredos Revelados” leva tranquilamente. É um excelente roteiro, um filme de jornalismo clássico que nos deixa tensos do início ao fim. Ficaria positivamente surpreso se premiassem “Straight Outta Compton: A História do NWA” na única indicação que o filme recebeu.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
oscar2016-08

“A Grande Aposta” – Charles Randolph e Adam McKay por The Big Short de Michael Lewis

“Brooklyn” – Nick Hornby por Brooklyn de Colm Tóibín

“Carol” – Phyllis Nagy por The Price of Salt de Patricia Highsmith

“Perdido em Marte” – Drew Goddard por The Martian de Andy Weir

“O Quarto de Jack” – Emma Donoghue por Room de Emma Donoghue

Quem leu o livro diz que adaptar “A Grande Aposta” foi insano. Na medida em que o resultado foi positivo, o filme torna-se favorito para vencer nessa categoria também.

MELHOR LONGA DE ANIMAÇÃO
oscar2016-09

“Anomalisa”

“O Menino e o Mundo”

“Divertida Mente”

“Shaun the Sheep Movie”

“Omoide no Marnie”

Por mais que torçamos (e seria tão lindo) Por “O Menino e o Mundo”, a Pixar vai levar mais uma vez. “Divertida Mente” é um baita filme e foi sucesso de crítica e público. Leva fácil.

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
oscar2016-10

“El abrazo de la serpiente” (Colômbia)

“Krigen” (Dinamarca)

“Mustang” (França)

“Saul fia” (Hungria)

“Theeb” (Jordânia)

O desafio para os concorrentes nessa categoria é conseguir que o seu filme seja assistido. Nesse sentido “Saul fia” (no Brasil, “O Filho de Saul”) saiu-se bem e deve levar o prêmio. Será grande a surpresa se não for o vencedor na categoria.

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
oscar2016-11

Thomas Newman – “Ponte dos Espiões”

Carter Burwell – “Carol”

Jóhann Jóhannsson – “Sicario”

John Williams – “Star Wars: O Despertar da Força”

Ennio Morricone – “Os Oito Odiados”

Chegou a vez dele. Na verdade já deveria ter chegado faz mais de quarenta anos! Será uma das maiores comoções da noite quando Ennio Morricone for buscar a sua estatueta.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

“Earned It” por “Cinquenta Tons de Cinza” – The Weeknd, Belly, Jason Quenneville e Stephan Moccio

“Manta Ray” por “Racing Extinction” – J. Ralph e Antony Hegarty

“Simple Song #3” por “Youth” – David Lang

“Til It Happens to You” por “The Hunting Ground” – Diane Warren e Lady Gaga

“Writing’s on the Wall” por “007 Contra Spectre” – Jimmy Napes e Sam Smith

Acho que dá Lady Gaga. Que seja qualquer um, menos a música horrível do Sam Smith!!

MELHOR FOTOGRAFIA
oscar2016-12

“Carol” – Ed Lachman

“Os Oito Odiados” – Robert Richardson

“Mad Max: Estrada da Fúria” – John Seale

“O Retorno” – Emmanuel Lubezki

“Sicário” – Roger Deakins

Lubezki está indicado pela oitava vez (a quarta nos últimos cinco anos). Ganhou os dois últimos (com “Birdman ou a Inesperada Virtude da Ignorância” em 2015 e com “Gravidade” em 2014). Deve ganhar novamente. Uma pena não premiarem o trabalho de Seale, que fez de “Mad Max: Estrada da Fúria” um dos filmes mais lindos dos últimos tempos.

MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
oscar2016-13

“Mad Max: Estrada da Fúria”

“O Centenário que Fugiu pela Janela e Desapareceu”

“O Regresso”

Vai ganhar “O Regresso”. Torço por Mad Max. Não vi o outro filme.

MELHOR MONTAGEM
oscar2016-14

“A Grande Aposta” – Hank Corwin

“Mad Max: Estrada da Fúria” – Margaret Sixel

“O Regresso” – Stephen Mirrione

“Spotlight: Segredos Revelados” – Tom McArdle

“Star Wars: O Despertar da Força” – Maryann Brandon e Mary Jo Markey

O melhor trabalho de montagem do ano, “A Grande Aposta”, deve sair premiado. A velocidade do filme, a quebra da quarta parede e a fluidez do trabalho de Corwin devem garantir-lhe a estatueta.

MELHORES EFEITOS VISUAIS
oscar2016-15

“Ex Machina”

“Mad Max: Estrada da Fúria”

“Perdido em Marte”

“O Regresso”

“Star Wars: O Despertar da Força”

Acho que será o prêmio de consolação de “Mad Max: Estrada da Fúria”. Poderiam acabar achando por bem dar alguma coisa para o novo Star Wars, também. Mas o mais engraçado seria se “O Regresso” ganhasse e DiCaprio, num zebrão, perdesse o de melhor ator: no fim das contas o urso teria ganhado, enfim.

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
oscar2016-16

“Ponte dos Espiões”

“A Garota Dinamarquesa”

“Mad Max: Estrada da Fúria”

“Perdido em Marte”

“O Regresso”

A Academia costuma preferir trabalhos de época bem feitos (como “Ponte dos Espiões e “A Garota Dinamarquesa”) a filmes futuristas e tecnológicos (como “Mad Max” e “Perdido em Marte”). Mas acho que DiCaprio e seu urso (“O Regresso”) vão acabar levando nessa categoria também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s