O último espetáculo de David Bowie

aladdin-sane-outtakes-duffy

por Cassiano Rodka

David Bowie nunca foi o mesmo. Passou a sua vida se redescobrindo. Compreendeu desde cedo que definir-se é limitar-se. A cada novo disco, uma nova face, um novo som, um novo caminho – para ele e para nós. Sem gênero, sem uma direção já percorrida. Eliminou as barreiras que separam o pop do experimental, ignorou toda e qualquer rotulação. Somos todos seres mutantes, mas sempre caímos na arapuca de nos autodefinirmos. Ele abraçou essas mudanças, aceitou essa eterna reinvenção.

David Bowie não foi apenas um músico. Ele extrapolou os limites da arte e uniu moda, teatro, cinema e literatura. Sim, porque Bowie era, acima de tudo, um grande contador de histórias. Um observador da alma humana que revelava nossos segredos e relatava nossas angústias. Seus personagens não morrem com ele. Esses ficam. Major Tom, Ziggy Stardust, Nathan Adler, eles continuarão a protagonizar as suas histórias e a inspirar novas gerações.

David Bowie parte deixando uma trilha sonora que, como bem disse minha irmã Clarice, é o seu epitáfio. Seu último álbum, “Blackstar”, lançado dias antes de sua morte encerra tão perfeitamente sua carreira que chega a dar arrepios. Há pouco, o produtor do disco, Tony Visconti, confirmou que ele foi criado conscientemente como um adeus a seus fãs. Seu último single, “Lazarus”, inicia com Bowie cantando “Look up here, I’m in Heaven!” e o videoclipe mostra o artista em uma cama de hospital de onde ele sai tremendo e entra em um armário de madeira, como um poético caixão. Se a morte de Ziggy Stardust era apenas uma encenação, a morte de David Bowie é um verdadeiro espetáculo. Uma despedida fenomenal. Uma vida que foi a sua própria obra de arte, do início ao fim. E nós aplaudimos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s