PáginaDezAnos!

PaginaDezAnos_P2.jpg
imagem: Cassiano Rodka

por Clarice Casado

Ao Cassi, meu grande companheiro nesta amorosa e artística empreitada!
A todos os colaboradores passados e presentes, por toparem unir-se a nós pelo mais puro amor à arte.
Aos meus leitores mais fiéis, de quem recebo comentários valiosos há tempos. Obrigada por tudo:
trocas, ideias, elogios, incentivo e carinho, sempre! Sem vocês, não faria sentido escrever.

Leitores queridos!

E então nosso PáginaDois completa dez anos! Sim, esta é uma data essencialmente especial, e é claro que eu não poderia deixá-la passar em branco.

Lembro-me bem do dia em que meu mano Cassi veio me propor unirmos nossos “trapinhos literários” (ou teria sido que eu quem sugeriu?). Bom, não importa mais. O que interessa é que decidimos nos unir para publicar nossos textos na Internet, por conta própria, e este foi um grande passo. Eu já vinha de dois anos de participações em jornais e revistas online, como a Carta Maior (a quem sou imensamente agradecida até hoje), o Recanto das Letras, o Concurso e Carreira. Foi nesses veículos que aprendi que os leitores são a alma mais que maravilhosa do nosso “negócio”…! Eles é que fazem tudo ter razão de ser. Foi ali que surgiram meus primeiros leitores de carteirinha, pessoas incríveis que semanalmente me enviavam suas opiniões e comentários. Com os leitores, tudo mudou: passei de escritora solitária, que dividia textos apenas com meu pai, para escritora da Internet, “dando a cara à tapa”, sem o menor pudor, revelando-me em crônicas e contos.

A partir dessa fantástica experiência inicial, surgiu minha vontade de continuar publicando, para um pequeno grupo, sempre fiel. Foi assim que, após muitas ideias trocadas com o Cassi, nasceu o PáginaDois, em 1o de outubro de 2005! Na época, eu estava grávida da Angelina, e um dos primeiros textos meus publicados no P2 foi sobre ela, ainda no útero. Angelina nasceu em 15 de novembro de 2005, um mês e meio mais nova que o site, portanto. Nossa pequena “madrinha”, sem dúvidas!

O Cassi, formado em jornalismo e muito mais antenado em tecnologia que eu, foi o responsável pela parte técnica do site: layout, design etc. Eu entrei só com as ideias mesmo. Em 2010, o site passou por uma reformulação técnica e de design, pelas mãos da Flávia Hocevar, amiga do Cassi desde o tempo da escola, e do Tiago Salomon. Ficou lindo demais!

O nome “PáginaDois” foi difícil de encontrar… A ideia foi do Cassi, e eu sugeri que o “D” do “Dois” fosse maiúsculo, para dar a noção de que era algo feito “a dois” mesmo. Mas logo esse “dois” passou a ser pouco, e tivemos a ideia de reunir alguns amigos que também gostavam de arte e o faziam por puro amor, como nós: foi aí que entraram a minha querida e inigualável amiga Marcella Marx, a poeta mais sensacional que conheço, com quem troco textos, angústias, paixões e desatinos desde a época da faculdade de Letras. Tivemos também a colaboração da Giuliana Giavarina, grande amiga do Cassi desde a época do colégio, da Melissa de Menezes, também amiga do Cassi, e da minha aluna e amiga Bianca Rosolem, guria muito especial cujas agitações internas nos renderam os mais belos poemas e textos por um longo tempo. Destaco com carinho uma das melhores “aquisições” para o P2, a minha priminha Isabel Dall’Agnol, que me chegou meio insegura, com alguns textos lindos, porém ainda sem forma, que foram a cada dia sendo trabalhados, lidos e relidos por nós duas, numa dança sem igual das letras, que resultou pouco a pouco numa poeta sensível e madura, que os leitores conhecem bem hoje em dia.

O Cassi teve também a brilhante ideia de expandir as temáticas do site, criando, assim, as colunas de música e de cinema. Por ali, passaram o grande Fabiano Liporoni, o querido “Fabilipo”, que escrevia sobre música e cinema, e muito me ensinou sobre a sétima arte; o Moisés Westphalen, também colunista de cinema, o Carlos Bêla e a Lalai Santos, da música. Hoje temos o prazer de ter conosco o genial Pedro Cunha, historiador e professor, aficcionado e entendedor de filmes, que a cada mês nos presenteia com análises super inteligentes e sensíveis, sem nenhum traço da chatice de boa parte dos críticos de cinema. Por algum tempo tivemos também a “participação especial” do psiquiatra e escritor Jairo Bouer, grande figura, que nos honrou por com suas crônicas super divertidas e cheias de inteligência!

E é claro que não poderia deixar de falar de nossos incríveis ilustradores! O Cassi, que desenha tri bem desde a a infância, tomou a frente das “ilustras”, como carinhosamente as chamamos, no início da nossa trajetória. Com o tempo e o aumento do número de escritores e colunas, ele chamou algumas amigas para ajudá-lo nessa bela tarefa. Assim, tivemos a
Anelise Schutz, a Luísa Hervé e a Thiana Sehn, que muito honraram os escritores e leitores com sua imensa criatividade. Quero ressaltar especialmente a participação da minha amiga Ana Nitzan, artista plástica renomada, que nos presenteou com suas ilustrações únicas e cheias de personalidade por longos cinco anos. Também esteve conosco por algum tempo minha amada prima e afilhada Lívia Dall’Agnol, que participava com suas lindas fotografias. Hoje em dia, temos as colaborações da artista plástica Carla Scheidt Lund, com seus magníficos desenhos e aquarelas, e, mais recentemente, da fotógrafa Alessandra Giacomin, com suas belíssimas imagens.

Ainda, por último, mas não menos importante, quero falar do Pagininha, nosso “baby”, que durou alguns anos, e infelizmente terminou no ano passado. A seção infantil do P2 iniciou estrelada pelas mãos mágicas do escritor Marcelo Maluf, que foi meu colega na oficina de criação literária do renomado escritor Marcelino Freire. O Marcelo hoje tem diversos livros infantis publicados, e acaba de lançar mais um para o público adulto. Logo depois, juntou-se a ele minha amiga Juliana Torres Junqueira, a Ju, que trouxe à coluna ainda mais encantamento para pequenos e grandes!

Assim, leitores, com essa “colchinha de retalhos” artística, para a qual cada um contribuiu um pouco com seu amor pelas letras, música, cinema, artes plásticas e fotografia, nasceu, cresceu e amadureceu bem lindo e criativo o nosso amado PáginaDois, que só é o que é hoje porque nossos queridos leitores estão sempre presentes, nos prestigiando com seus elogios, comentários e ideias. Vida longa ao P2, é que desejamos, com muita inspiração e trabalho! Desse modo, agora só me resta pedir que “leiam, curtam, compartilhem”, sempre! Obrigada, leitores!

Deixe um comentário

