Franz Ferdinand + Sparks = FFS

FFS.jpg

por Cassiano Rodka

Uma parceria inusitada e muito bem vinda, o FFS é um supergrupo formado por duas ótimas bandas. A primeira é o conjunto escocês Franz Ferdinand, que tornou-se um dos grandes expoentes do rock alternativo dos anos 2000. A segunda é a dupla de irmãos Sparks, que vem experimentando com os mais diferentes gêneros musicais há mais de 30 anos.

O casamento não poderia ter sido mais perfeito para os dois lados. O Franz Ferdinand ganhou um toque mais experimental em arranjos mais ousados do que se esperaria deles, e o Sparks, por sua vez, ganhou um toque pop, mais acessível para o grande público. Ao mesmo tempo, o resultado final não soa completamente estranho para os fãs de qualquer uma das bandas.

O disco inicia com os dois primeiros singles lançados pelo grupo, “Johnny Delusional” e “Call Girl”, ótimos exemplos de como o som das bandas se complementa bem através de seus contrastes. A voz grave e cavernosa de Alex Kapranos é um bom contraponto para o vocal agudo e dramático de Russel Mael; as guitarras simples de Nick McCarthy constroem um bom palco para brilharem os pianos bem arranjados de Ron Mael; e a cozinha certeira de Bob Hardy e Paul Thomson garante o toque dançante.

A maneira que o som das músicas pula do território de uma banda para outra é bem interessante. Por exemplo, a faixa “The Man Without a Tan” começa com uma batida e um baixo super Franz Ferdinand, mas a voz que entra cantando é a do vocalista do Sparks, o que leva a faixa para o terreno deles, especialmente quando os teclados de Ron tomam conta da música. Fica claro que as músicas não seriam as mesmas se não tivessem o toque de cada uma das bandas. E quem ganha com isso somos nós.

Os músicos já declararam que este é apenas o início de uma parceria duradoura, portanto podemos esperar novidades do supergrupo futuramente. Então não percam tempo e embarquem nessa jornada musical que certamente vai valer a pena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s