Mac McCaughan lança seu primeiro disco solo

macmccaughan_non-believers

por Cassiano Rodka

O vocalista e guitarrista do Superchunk lançou recentemente seu primeiro disco solo. “Non-Believers” é uma aventura do músico por uma época em que o rock tornou-se mais introspectivo e mais reflexivo em suas letras.

Conhecido como pós-punk ou new wave, o gênero ganhou muitos adeptos no início dos anos 80. As guitarras barulhentas do punk davam lugar ao som celestial dos sintetizadores e às batidas retas das baterias eletrônicas. As letras eram um reflexo do que se passava na cabeça dos jovens da época, mostrando uma insatisfação com o mundo e uma disconexão com a realidade em que viviam.

Bem diferente do som indie-punk do Superchunk, as faixas do novo disco são cheias de camadas, com a presença de sintetizadores e guitarras mais delicadas do que se esperaria de Mac McCaughan.

O primeiro single, “Lost Again”, tem claros ecos de Joy Division, tanto na timbragem do baixo quanto na melodia do refrão. Já faixas como “Only Do” e “Our Way Free” pegam carona no som mais alegre do New Order. “Real Darkness” tem guitarras com delay, lembrando as canções do The Cure. É um festival de referências do início dos anos 80, mas, apesar da sonoridade das faixas lembrar bandas do período, o disco soa atual e autoral. A faixa que mais se aproxima do Superchunk é “Box Batteries”, com um riff sujo e uma melodia indie pop.

Inspirado em um gênero que ele escutava quando jovem, Mac acabou escrevendo letras pessoais, explorando as experiências dele nesse período de transição entre ser um adolescente perdidão e um adulto responsável.

Uma audição gostosa e diferente dos trabalhos usuais do músico, “Non-Believers” foi um acerto e é um bom início para uma carreira solo de Mac McCaughan.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s