História de Maria: Poesia

historiademaria_p2
imagem: Carla Lund

por Marcella Marx

Maria tinha um problema. Ela não compreendia manuais, instruções, prescrições médicas, cabeçalho de enunciados, cartazes explicativos, informações específicas de qualquer espécie, fossem elas escritas ou pronunciadas em alto-falante. Maria se confundia, precisava reler infinitas vezes e, ao final, acabava sempre pedindo ajuda à alguém. Esse mal sofrido por Maria havia começado cedo, difícil dizer ao certo a idade, mas Maria se lembrava de sua mãe lhe perguntando sobre a lição de casa. Como ela não compreendia as instruções, ela acabava contando à mãe sobre as maravilhosas histórias que havia ouvido aquele dia na escola e como sentia vontade de desenhar e escrever sobre elas. Assim, ela estava sempre entretida, não pelo dever, mas pelo querer.

Maria detestava quando alguém descobria seu defeito e, mais ainda, quando começavam a tentar consertá-la.

– Maria, hoje vou te ensinar a ler manuais, disse uma amiga de sua mãe um dia.
– Vamos começar com este aqui – o da máquina de escrever.

Os pés de Maria começavam a sacolejar inquietos debaixo da mesa, e logo o chão de madeira começava a tremer, e com ele a mesa, e com ela as folhas do manual. A amiga de sua mãe encostava suas pernas nas de Maria, tentando bloquear o mexe-mexe. Logo suas próprias pernas se contaminavam pela mesma dança frenética e ela desistia. Maria estava livre para ir brincar.

– Vai melhorar com a idade, dizia a amiga ao se despedir.
– Deus te ouça, respondia a mãe.

Um dia, Maria foi para a escola e lá, pela primeira vez, foi apresentada à poesia. Leu um poema de Fernando Pessoa. Quando voltou para casa naquele dia, ela declamou o poema inteirinho para sua mãe. Maria não parou mais de ler e decorar poesias. Curtas e longas, simples e rebuscadas. Ela percebeu o que havia de errado com os manuais – lhes faltava poesia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s