Oscar 2015 – Palpites

oscars2015-palpites

por Pedro Cunha

Enquanto o Neil Patrick Harris, o eterno Barney de “How I Met Your Mother” arruma o smoking, vamos aos nossos tradicionais palpites para a cerimônia do Oscar 2015!!

Melhor Filme:

Vai dar Birdhood. Quer dizer, Boyman. Ah! Muita dúvida. Boyhood vinha muito forte em janeiro, mas começou a perder força enquanto Birdman subiu nas cotações. Bom, vamos descer do muro: leva Birdman.

Melhor Diretor:

Aí já acho sem mistério. Deve dar Richard Linklater, que fez um ótimo trabalho e é muito querido pelos seus colegas.

Melhor Atriz:

Tudo indica que Julianne Moore leva por “Para Sempre Alice” (Still Alice, Richard Glatzer, 2014). É uma veterana reconhecida pelo talento e nunca premiada. A segunda opção seria Rosamund Pike, apesar da esnobada que a academia deu em “Garota Exemplar” (Gone Girl, David Fincher, 2014).

Melhor Atriz Coadjuvante:

Difícil de Patricia Arquette não levar essa. Tem ganhado todos os prêmios e fez um trabalho esplendoroso em Boyhood. Digo isso com todas as ressalvas que podemos ter não votando em Meryl Streep em uma categoria onde ela está indicada.

Melhor Ator:

Paradoxalmente enquanto Birdman ganhava força Michael Keaton parece perder. Era o grande favorito, mas as apostas já começam a achar que Eddie Redmayne pode levar. Ainda aposto em Keaton, com a maioria dos votantes da Academia tendo aquele espírito “Redmayne é muito novo, pode ganhar depois, já Keaton não sabemos…”

Melhor Ator Coadjuvante:

Uma das barbadas da noite. Todo mundo vai achar estranho se JK Simmons não levar. Ressalte-se que Ruffalo, Norton e Hawke fizeram também ótimos trabalhos (não posso julgar Duvall por não ter visto “O Juiz” (The Judge)). Minha escolha pessoal seria Norton, mas ainda acho que Simmons leva tranquilamente.

Melhor Roteiro Original

Acho que dá “O Grande Hotel Budapeste”, no espírito de espalhar os prêmios. Caso o espírito da noite seja um grande premiado, pode dar “Birdman”. Ainda acho que o ótimo roteiro de Wes Anderson vai levar, merecidamente.

Melhor Roteiro Adaptado

Vamos chutar “Sniper Americano”, numa ideia de prestigiar o filme que vem tendo grande bilheteria. Pode ser o prêmio de consolação de “O Jogo da Imitação”, também.

Melhor Filme de Animação

Com a inexplicável não indicação de “Uma Aventura Lego” tudo indica que a estatueta vai para “Como Treinar Seu Dragão 2”.

Melhor Canção Original

Leva “Glory”, para ser o prêmio de consolação do subestimado pela Academia “Selma”. E a música é boa, anyway.

Melhor Montagem

“Boyhood” leva. Um filme gravado em 12 anos é ou não é um belo trabalho de Montagem, depois? Sem surpresas, eu acho, apesar da Montagem de Birdman ser um belíssimo trabalho também.

Melhor Fotografia

Gosto mais do termo em inglês, que poderia ser traduzido como “cinematografia” e é mais amplo. Vou de “O Grande Hotel Budapeste”, aqui, um trabalho absolutamente lindo. Não vi “Ida”, que dizem que é deslumbrante, e “Birdman” também tem uma excelente fotografia, mas continuo achando que dá Robert Yeoman aqui.

Melhor Design de Produção

Seria injusto não dar esse prêmio para “O Grande Hotel Budapeste”. A Academia, no entanto, adora premiar nessa categoria filmes de época, o que deixaria o meia-boca “Into the Woods” como candidato.

Melhores Efeitos Visuais

“Interestelar” deve ganhar aqui, com alguma tranquilidade. É uma categoria, no entanto, nas quais surpresas não são raras.

Melhor Figurino

Milena Canonero, por “O Grande Hotel Budapeste”, deve levar. A Academia gosta dela, que já tem três Oscars na prateleira.

Melhor Maquiagem e Cabelo

A Academia tende a desprezar nessa categoria os filmes que tenham algum efeito digital (o que é injusto) e isso pode tirar o prêmio de “Guardiões da Galáxia”, que é o melhor trabalho da categoria. Dando um chute ousado aqui, acho que o prêmio acaba indo para o sutil e excelente trabalho realizado em “Foxcatcher”.

Melhor Trilha Sonora

Acho que vai levar “A Teoria de Tudo”. Ficaria feliz se ganhasse o excelente trabalho de Hans Zimmer em “Interestelar”, que para mim é a melhor de todas as trilhas esse ano.

Melhor Edição de Som e Mixagem de Som.

Tenho problemas sérios em separar Edição de Som e Mixagem de Som, mas acho que não sou só eu, já que a Academia em geral “casa” esses dois prêmios. Para esse ano acho que “Sniper Americano” leva os dois.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s