Na zaga

Na zaga_P2.jpg
imagem: Cassiano Rodka

por Clarice Casado

Entrei na loja apressada. Como sempre, aliás. Foco: meias de futebol. Futebol? Foi a pergunta do vendedor. “Pra você?”, com cara espantada. E eu, rindo por dentro, mas séria por fora, disse, “Sim, pra mim”. Ele não sabia que as meias não eram pra futebol, e sim para meus treinos de levantamento olímpico (que são tão intensos quanto futebol, creio eu, mas ok). Deixei o cara pensar que eu era uma jogadora de futebol. Amadora, né, mas era. Coisa mais divertida. E ele, “que número?”. “35”. O cara me olhou mais perplexo. Me analisou dos pés à cabeça. “O que esta mulher pequenininha, de mini saia de couro, toda maquiada, bolsa de marca e cabelo impecável tá querendo com meias de futebol?”. Eu conseguia ler o pensamento dele. E isto era o mais engraçado. Resolvi seguir na brincadeira que eu havia criado para mim mesma. Ele me me levou até a seção de meias de futebol, me mostrou marcas, cores etc. Fiquei em dúvida entre as brancas ou as pretas, mas disse a ele que preferia as pretas, porque eu já tinha brancas e ficavam velhas logo. E ele pensando, “Hum, ela joga faz algum tempo…”. A marca X era muito cara, então, escolhi dois pares da Y. Fui pagar. Ele me acompanhou até o caixa.

No caixa, não se aguentou: “Você joga há muito tempo?”, e eu, “Há uns dois anos, três vezes por semana”. Eu morrendo de rir por dentro. Ele seguiu, “Qual a sua posição”?”, e eu, bem convicta, “Zaga”. Nesse momento, foi ele quem quis morrer de rir, porém, só sorriu, dizendo logo “Futebol é um esporte bom, né, dizem que deixa as pernas fortes”. “Sim, super fortes”. O cara fala, “Eu nunca imaginaria que você jogasse futebol!”. “Pois tu vê, as aparências podem enganar, que coisa”, eu disse, e continuei (me empolguei, acho que foi o fato de ser jogadora de futebol, me deu um ânimo danado, uma vontade muito louca de sair falando um monte de maluquices para aquele estranho na loja de artigos esportivos): “As aparências enganam muito, mesmo. Tu vê, eu, além de jogar futebol, pratico levantamento olímpico, sabe, aquele esporte das Olímpiadas, que os caras têm que levantar uma barra pesadona? Adoro, e sou muito boa na coisa. Me alivia todas as tensões. Ainda assim, adoro ler, e ver filmes antigos. Gosto muitíssimo de me arrumar: cabelos, maquiagem e unhas impecáveis, sempre. Sou uma legítima “patricinha”, como se dizia na minha época, e ninguém imagina, se olhar superficialmente pra mim, que eu amo muito, de montão, um rock clássico. Beatles, Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd, Who, Clash, Creedence, Dire Straits, Guns, Nirvana, Pearl Jam, Faith No More. Na faculdade, eu era grunge. Usava um chapeuzinho, jeans rasgados e botas pretas pesadas. E ainda assim, meu cabelo estava sempre ajeitadinho, e as unhas muito bem feitas. E mesmo roqueira, eu dançava ballet. Dancei até os dezessete anos. Estou sempre de salto alto e meia-calça de seda, mas adoro ouvir Dead Kennedys no volume máximo quando estou sozinha no carro. Detesto natureza, porém curto demais assistir o pôr-do-sol pela janela da minha casa, tomando uma bebidinha que contenha vodca ou tequila. Tenho apetite de homem faminto, mas sigo à risca todas as regras de etiqueta que a minha mãe me ensinou. Tenho poucas memórias de infância, mas sou capaz de armazenar datas de aniversário como ninguém. Pode me falar o teu dia, que não esquecerei jamais. Tenho quarenta anos, me sinto com trinta, e as pessoas me dão trinta e dois. Sou mega ansiosa e mega louca, mas sou capaz de manter a calma em momentos muito tensos. Salvei a minha filha de morrer engasgada com um tomate cereja uma vez. Não estou brincando, ela poderia ter morrido mesmo. Ah, e além disso, escrevo poemas e crônicas. Tem gente que ri quando eu digo que sou escritora. Vai entender. Isso me irrita um pouco. Em geral sou calma, mas estou sempre pronta para me defender. Sou zagueira, afinal”. O cara fugiu. Goooool!

Deixe um comentário

