O verdadeiro: uma fábula

o verd uma fabula_P2.jpg
imagem: Ana Nitzan

por Marcella Marx

“All animals are equal, but some animals are more equal than others.”
George Orwell, Animal Farm

Era uma vez três belas bem-te-vis que já tinham larga experiência em sua cantoria. Afinal, todos os dias pela manhã cantavam, depois que cantavam, se debruçavam em intermináveis reuniões sobre a organização da floresta, a divisão adequada dos galhos das árvores e a manutenção das atividades atribuídas a cada animal. Questionavam os beija-flores, pois suspeitavam que eles andavam beijando muito além das flores. Indagavam as borboletas em convocação emergencial, para saber se elas aviam realmente polinizado todas as flores às quais se propuseram. Faziam levantes a respeito das joaninhas-de-barro, para saber se seu canto traria mesmo a boa aventurança da chuva ou se ele era desnecessário. No entanto, quando resolveram examinar a quantidade de mel produzido pelas abelhas e criar uma média a ser respeitada, pisaram num vespeiro. A abelha rainha se deslocou de seus aposentos e foi ter com as bem-te-vis.

– Para que eu estivesse aqui hoje, o mundo todo teve de parar. Isto porque cada um de nós, com seu talento, faz parte de um movimento infinito; o que podemos chamar de respirar do mundo. Nele, os ciclos de inspiração, contenção e expiração, também entendidos como nascimento, produção e morte devem ser respeitados e, mais do que isso, conhecidos a fundo.

– Mas nunca foi essa a nossa intenção! Nós gostamos mesmo é de cantar, e já nem mais tempo temos para isso, disseram duas das bem-te-vis.

– Tarde demais, disse a abelha rainha.

Sem entenderem, as duas bem-te-vis se viraram e, admiradas, observaram sua outra irmã ciscando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s