Forty

Forty_P2.jpg
imagem: Cassiano Rodka

por Clarice Casado

“O sonho é uma festa do espírito”
‏Machado de Assis

E então eu vou fazer 40.
A minha certeza são as pequenas linhas sob meus olhos verde-azeitona.
E uma segurança meio assustadora que tem aos poucos tomado conta de mim.
E as experiências que trago na memória.
E as viagens fantásticas que fiz com minha família.
E as conversas maravilhosas que tive com quem amo e admiro.
As cartas que troquei com meu pai ao longo dos anos.
Os conselhos que ouvi da minha mãe.
As doses de vodca que tomei contemplando o pôr-do-sol.
Os céus de baunilha e lilás que se desenharam para mim.
As palavras dos meus filhos. Suas vozes cheias de cor e de infância.
Os segredos que confiei às pessoas certas.
As angústias que divivi e sofri.
Os poemas que escrevi.
As histórias que contei por quatro décadas.
Os livros que li com fúria.
Os que li sem muito interesse.
Os filmes que me disseram muito.
E os que apenas sussurraram nos momentos certos.
As comidas exóticas que provei.
Os lugares sensacionais que conheci.
As pessoas especiais que mudaram minha trajetória.
O que guardei delas. O que guardaram de mim.
Meu corpo sentindo: nascendo. Dando os primeiros passos. Descobrindo os sentidos. Escrevendo loucamente. Lendo de tudo. Cantando. Ouvindo Beatles e Eric Clapton. Dançando ballet. Andando de balanço. Abraçando. Beijando. Dando à luz meus filhos. Nadando. Discutindo. Levantando pesos super pesados. Andando de moto. Mergulhando no mar. Pisando na areia e na grama. Sentindo o vento gelado de Porto Alegre. Carregando o mundo nas costas.
O que vivi nos sonhos.
O que vivi aqui.
Obrigada, Clarice.

Deixe uma resposta

