Pés de anjo

pes-de-anjo_P2.jpg
imagem: Ana Nitzan

por Marcella Marx

Dentre tantos atos, jeitos e trejeitos que nos acompanham a cada dia, a maneira como nos movimentamos revela uma parte de nós. Às vezes, me ponho a observar as pessoas em seus peculiares modos de andar. Uns, põem os pés inteiros nos chão, como dizendo que estão aqui para ficar, outros tantos andam na ponta dos pés; eternos fazedores de silêncio ou poupadores da sola traseira do sapato? Eles andam saltitando e parecem passar por aqui sem muito compromisso. Há outros que atarracam os calcanhares no chão, e se pudessem andariam de costas para ir mais rápido. Os despojados abrem os pés em leque como quem diz que está sem pressa e ainda nem sabem bem onde quer chegar. Tantos pés, tantos caminhos, tantas escadas. Naquele dia de pés de Pegasus, fui chamada.

– Mais devagar!

– O que você falou?

– Para você descer mais devagar.

– E por quê?

– Para não fazer tanto barulho.

Como? Eu, a mulher invisível, descoberta em meu “País das Maravilhas”?

Fomos para casa pensativos, eu e meus pés. Quase macambúzios. E, como sempre acontece nesses dias de pés de coração, ouvi lá de fora algo que não gostei: minha funcionária áspera com minha cachorra. Meus pés quase saltaram dos sapatos (ainda bem que aquele dia eu usava botas longas!).

Minha imediata vontade era soltar os cachorros ali mesmo, no meio da rua. Como é que alguém ousava destratar a minha adorada Lessie? Não sou uma daquelas pessoas que tratam os animais igual a gente, cada um no seu lugar, acredito. Tinha, na verdade, é levantado com o pé esquerdo aquele dia, principalmente depois do ocorrido na biblioteca.

Afinal, qual o problema de descer as escadas correndo mesmo?

Deixe um comentário

