Oscar 2013 – antes da cerimônia

por Pedro Cunha

oscar-2013-antes-01
Seth MacFarlane nos espera para o Oscar 2013!

Além dos filmes sobre os quais já escrevi (Argo, Indomável Sonhadora, O Lado Bom da Vida) eu já assisti também “Lincoln” (Spielberg, 2012), “Os Miseráveis” (Les Misérables, Tom Hooper, 2012), “As Aventuras de Pi” (The Life of Pi, Ang Lee, 2012) e “Django Livre” (Django Unchained, Tarantino, 2012). Pretendia, na semana que passou, escrever um pouco sobre cada um deles e ainda assistir “Amor” (Haneke, 2012) e “A Hora Mais Escura” (Bigelow, 2012) para conseguir dar meus pitacos direitinho, mas acabei não conseguindo. Vamos então aos meus palpites, já que a festa é amanhã…

 

Melhor Filme

Indicados: “Argo”, “Indomável Sonhadora”, “O Lado Bom da Vida”, “Lincoln”, “Os Miseráveis”, “As Aventuras de Pi”, “Django Livre”, “Amor” e “A Hora Mais Escura”

Quem eu acho que vai ganhar: “Lincoln”

Quem eu acho que deveria ganhar: “Argo”
Oscar 2013 antes 02.jpg
ARGO FUCK YOURSELF! 

Nos últimos anos chutar nessa categoria tinha sido relativamente fácil. Nesse ano não é. Em termos de arte o filme de Haneke é tido, pelos críticos, como o melhor. Mas será que a Academia premiaria um filme “falado” em francês com seu maior prêmio pelo segundo ano consecutivo? (Coloquei entre aspas porque “O Artista”, no fim das contas, é mudo. Mas é francês, enfim. E eu sei que “Amor” oficialmente é um filme austríaco. Mas é falando em francês…). Eu acho que não. Vou além, duvido muito. Da lista de indicados acho que “Amor” entra como azarão junto com “Indomável Sonhadora”, “As Aventuras de Pi” e “O Lado Bom da Vida”, que estão lá para completar a lista. Mas a partir daí… todos passam a ser candidatos. “Os Miseráveis” e “Lincoln” são filmes de diretores consagrados e já premiados pela Academia. “Argo” foi um dos filmes mais elogiados do ano e ganhou quase todas as grandes premiações pré-Oscar. Ainda não vi “A Hora Mais Escura”, mas Bigelow é uma cineasta meticulosa e que costuma fazer filmes tecnicamente muito bons. E “Django” poderia enfim marcar a afirmação de Tarantino, que é indicado para filme/diretor pela terceira vez e só venceu um Oscar, o de Melhor Roteiro Original por Pulp Fiction. Qualquer um dos cinco, portanto, não será surpresa. Por que então eu cravei “Lincoln”? Por dois motivos, fundamentalmente: primeiro, o personagem Abraham Lincoln, nos EUA, é quase um deus. E Spielberg, ao invés de procurar as contradições humanas, mergulhou de cabeça nessa sacralização do político que lutou contra a fragmentação dos EUA e contra a escravidão. 60% dos americanos achavam que “Lincoln” deveria ganhar o prêmio sem terem ao menos assistindo o filme. O Oscar, muitas vezes, é um prêmio político. E premiar um filme que fala de Lincoln e ainda levanta um debate sobre direitos civis, um tema que anda em alta lá na gringolândia, pode valer a estatueta para Spielberg. Além disso, “Argo”, para mim o melhor dos filmes, não deve ganhar porque inexplicavelmente a Academia não indicou Ben Affleck para melhor diretor. Nos últimos 10 anos apenas duas vezes as estatuetas de filme e diretor não foram casadas. A última vez em que um filme ganhou sem que seu diretor tenha sido indicado foi em 1990 (Conduzindo Miss Daisy, num ano em que os favoritos eram Sociedade dos Poetas Mortos e Nascido em Quatro de Julho). Gostaria que “Argo” ganhasse. Mas acho que não é dessa vez. Da mesma forma eu gostaria que o Tarantino ganhasse. Nem tanto por “Django”, que eu não achei melhor que “Kill Bill v.1” ou “Bastardos Inglórios”, mas sim pela carreira de um diretor que trouxe inovações de verdade à velha Hollywood. Mas Tarantino, assim como Affleck, não foi lembrado para Melhor Diretor, o que torna um pouco mais remotas as chances de “Django Livre”

 

Melhor Diretor

Indicados: Michael Haneke (Amor), Steven Spielberg (Lincoln), Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora), David Russell (O Lado Bom da Vida), Ang Lee (As Aventuras de Pi)

Quem eu acho que vai ganhar: Spielberg.

Quem eu acho que DEVERIA ganhar:  vou deixar meu voto em branco por não ter visto “Amor” ainda…

[EDITADO: Vi “Amor” ontem. Haneke. Sem sombra de dúvidas, Haneke]
oscar-2013-antes-03
Haneke orientando Riva e Trintignant 

Sem surpresas, acho que Spielberg leva pelos mesmos motivos que me fazem achar que “Lincoln” leva Melhor Filme. O grande concorrente de Spielberg, segundo os especialistas, é Haneke. Não seria uma surpresa muito grande, portanto, se Haneke levasse melhor direção e “Django”, “Os Miseráveis” ou “Argo” acabassem levando melhor filme. Mas ainda acho que não. Ainda acho que Mr. Spielberg vai fazer barba, cabelo e bigode esse ano.

 

Melhor Ator

Indicados: Daniel Day-Lewis (Lincoln), Denzel Washington (O Voo), Hugh Jackman (Os Miseráveis), Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida), Joaquin Phoenix (O Mestre).

Quem eu acho que vai ganhar: Daniel Day-Lewis

Quem eu acho que DEVERIA ganhar: Daniel Day-Lewis
oscar-2013-antes-04
Daniel Day-Lewis e o verdadeiro Abraham Lincoln: ele realmente se puxou. 

Por mais que a performance de Denzel Washington como um piloto alcoólatra que consegue manter o controle de um avião em circunstâncias extremíssimas mas que perde o controle da própria vida seja excelente, por mais que o Wolverine tenha nos mostrado que é um bom cantor e por mais que Bradley Cooper tenha surpreendido todo mundo com uma atuação sólida como um bipolar, provando que não é ator só de comédias escrachadas, não adianta. Day-Lewis “cometeu” uma atuação impecável como Lincoln. Encarnou o personagem não só na aparência mas também nos trejeitos e construindo maneirismos detalhistas e pequenas inflexões de voz que nos fazem acreditar no seu Lincoln, por mais que Spielberg tenha se esforçado para torná-lo bidimensional. É um dos grandes atores de sua geração e encontra-se na maturidade, muito seguro e ainda com bastante energia. Não consegui ver “O Mestre” ainda, e Joaquin Phoenix tem sido também muito elogiado e é o único que aparece em condições de fazer o crime. No qual não acredito.

 

Melhor Atriz

Quvenzhané Wallis (Adorável Sonhadora), Jeniffer Lawrence (O Lado Bom da Vida), Naomi Watts (O Impossível), Jessica Chastain (A Hora Mais Escura) Emmanuelle Riva (Amor)

Quem eu acho que vai ganhar: Jeniffer Lawrence

Quem eu acho que DEVERIA ganhar: Jennifer Lawrence [EDITADO: vi Amor ontem. E… bah. Continuo inclinado a preferir Lawrence, mas… mas… Bah. Emmanuelle Riva. Bah.]

Oscar 2013 antes 05.jpg
Jeniffer Lawrence com Bradley Cooper: boa química e ótima direção de atores

Jeniffer Lawrence é uma excelente atriz, teve uma atuação muito boa e ganhou a maioria das premiações da temporada. Além disso está fazendo direitinho o circuito de quem quer ganhar, indo aos programas de entrevista, sendo simpática e dando as respostas certas. Não há dúvidas que a assessoria da moça está trabalhando muito bem para que ela saia vencedora. Não será grande surpresa, porem, se Emmanuelle Riva, aniversariante na noite da festa, sair premiada recebendo a estatueta do compatriota Jean Dujardin, que venceu ano passado por amor. A Academia gosta desse tipo de coincidência/celebração.

 

Melhor Ator Coadjuvante

Indicados: Christoph Waltz (Django), Phillip Seymour-Hoffman (O Mestre), Robert de Niro (O Lado Bom da Vida), Alan Arkin (Argo), Tommy Lee Jones (Lincoln)

Quem eu acho que vai ganhar Christoph Waltz

Quem eu acho que DEVERIA ganhar: qualquer um deles.

Fala sério! Olha esse time… TODOS já levaram o Oscar. Waltz, que é austríaco, recebe a sua segunda indicação pelo seu apenas sexto filme falado em inglês. Todos os outros tem no mínimo QUATRO indicações. Por que eu acho que Waltz vai ganhar, apesar de seu personagem ser MUITO parecido com o seu personagem em “Bastardos Inglórios”? Por que acho que será, novamente, o prêmio de consolação de Tarantino, já que “Django” não deve levar nenhum dos prêmios mais importantes. Nenhum dos atores indicados que ganhar será surpresa. Todos são ótimos e tiveram atuações elogiadíssimas.

 

Melhor Atriz Coadjuvante

Indicadas: Sally Field (Lincoln), Amy Adams (O Mestre), Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida), Anne Hathaway (Os Miseráveis) e Helen Hunt (The Sessions)

Quem eu acho que vai ganhar: Anne Hathaway

Quem eu acho que DEVERIA ganhar: Anne Hathaway. Mas não vi “O Mestre” e “The Sessions” ainda…
Oscar 2013 antes 06.jpg
Anne Hathaway sonha um sonho. A poderosa canção vai valer uma estatueta para ela. 

Anne Hathaway provavelmente ganhou o Oscar numa cena. A cena mais linda e mais emocionante de “Os Miseráveis”, na qual ela cantou “I Dreamed a Dream” de maneira maravilhosa. Todas estão sendo elogiadas, mas Hathaway tem levado todas as premiações. Com justiça, na minha opinião.

 

Melhor Roteiro Original

Indicados: Quentin Tarantino (Django Livre), Michael Haneke (Amor), John Gatins (O Voo), Wes Anderson e Roman Coppola (Moonrise Kingdom), Mark Boal (A Hora Mais Escura)

Quem eu acho que vai ganhar: Haneke

Quem eu acho que deveria ganhar: Tarantino (ainda não vi Amor, Moonrise Kingdom e A Hora Mais Escura)

Minhas opiniões aqui perdem um pouco a importância em função de eu só ter visto dois dos indicados. Gosto do roteiro de Tarantino e acho que Haneke vai ganhar como prêmio de consolação, já que deve perder filme e diretor mesmo que provavelmente tenha o melhor filme e a melhor direção.

 

Melhor Roteiro Adaptado

Indicados: Chris Terrio (Argo), Lucy Alibar e Benh Zeitlin (Adorável Sonhadora), David Magee (As Aventuras de Pi), Tony Kushner (Lincoln), David Russell (O Lado Bom da Vida)

Quem eu acho que vai ganhar: Kushner

Quem eu acho que deveria ganhar Chris Terrio

Quando um filme ganha “Melhor Filme” é tendência ganhar outros prêmios para “fortalecer” sua vitória. É o que eu acho que vai acontecer aqui, por mais que o roteiro de “Lincoln” tenha alguns problemas, principalmente no aprofundamento dos personagens. “Argo” é um roteiro bem mais redondinho, mas ainda acho que vai ser o patinho feio da noite.

 

Premiações técnicas:

Em virtude de não ter assistido muitos dos filmes que concorrem nas categorias mais técnicas, vou poupá-los dos meus palpites. Segue aqui um link para um post meu de dois anos atrás no qual eu explico as categorias técnicas, que sempre é de grande valia para quem não sabe exatamente o que significa “montagem” ou não diferencia “mixagem de som” de “edição de som”: http://www.paginadois.com.br/blog/?id=3&com=posts&pagina=detalhe&idPost=488

 

No mais, amigos, é preparar a pipoca, fazer suas apostas e curtir amanhã, desde o red carpet até o anúncio do Melhor Filme… e eu ainda torço para que “Argo Fuck Yourself!”, como dizem no filme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s