Crônicas de uma ponte aérea: A menina do nome

criticas-ponte-aereap_p2
imagem: Ana Nitzan

por Marcella Marx

CRÔNICAS DE UMA PONTE AÉREA

Capítulo de hoje: “A menina do nome”

Naquele tempo de Varig, meu passatempo favorito era minha coleção de nomes!
Eu os escrevia num caderninho escondido em baixo do balcão.
A cada dia me surpreendida com a criatividade das pessoas e com as combinações que incluíam começos de um nome e finais de um outro, gerando um terceiro inusitado. Minha lista crescia ao menos em um nome por dia.
Numa sexta-feira do mês de dezembro, ela atingiria seu ápice, dificilmente um outro nome superaria aquele.
Vi chegar uma pequena menina que tinha uns 8 anos. A mãe morava no Rio e o pai em São Paulo. Não bastasse a separação dos pais, a pequena ainda era quem ficava na ponte aérea para ir encontrá-los. Ia de uma cidade à outra, quase todas as sextas-feiras. O embarque de uma menor desacompanhada requer um procedimento demorado, documentos de consentimento de ambas as partes, nos quais seu nome se repetia várias vezes. Quando o li, fiquei perplexa, não poderia utilizar aquele nome na frente das outras pessoas ao redor, mas sabia que em algum momento precisaria chamá-la. Pensei então em algumas possibilidades: “A senhorita poderia me acompanhar…”: muito formal; “A menina linda gostaria de me acompanhar…”: exagerado demais; “Vamos!”: impessoal demais, quase rude. Depois do desespero, a raiva daqueles pais tomou conta de mim. Além de darem aquele nome à filha, se separaram e foram morar em cidades diferentes; assim a pobre tinha que passar por aquele vexame toda semana!
Terminei de preencher todos os documentos e calmamente disse:
– Posso te acompanhar até a entrada do avião? E ela consentiu com a cabeça.
Fomos de mãos dadas até a porta, e, baixinho em seu ouvido, eu me despedi:
– Boa viagem Coelha! Ela não disse nada, apenas me respondeu com um belo sorriso.

Deixe um comentário

