Marcelo Camelo no Theatro São Pedro

camelonosaopedro01
imagem: Cassiano Rodka

por Cassiano Rodka

Nos dias 1º e 2 de setembro, Marcelo Camelo esteve em Porto Alegre para apresentar o show Voz e Violão, onde o músico faz um apanhado de sua carreira em versões intimistas. No repertório, foram incluídas canções do Los Hermanos, faixas dos dois discos solo do cantor e composições feitas para outros artistas. Marcelo aproveitou a beleza do Theatro São Pedro e a sua grande legião de fãs na cidade para fazer das duas apresentações o registro oficial do show em DVD.

A noite iniciou com a voz de Mallu Magalhães em off anunciando a gravação do show e pedindo que as fotos fossem tiradas sem flash. A presença da cantora fez com que muitos já esperassem uma participação da artista no show, o que não aconteceu na primeira noite. Marcelo Camelo entrou no palco sozinho e empunhou o seu violão para interpretar a inédita e belíssima “Luzes da Cidade”. Apesar de nova, algumas vozes na plateia já acompanhavam a letra aos sussurros.

O setlist não foi nada óbvio, dando preferência a músicas que funcionassem bem no formato voz e violão, e não necessariamente a hits do artista. O resultado foi ótimo, valorizando belas canções que nem sempre ganham destaque no repertório de Camelo. Além da faixa de abertura inédita, o cantor interpretou duas canções que compôs para outros artistas: “Dois em Um”, cantada originalmente por Milena Monteiro e “Cara Valente”, que ficou conhecida na voz de Maria Rita. Outra surpresa foi a marchinha “Porta de Cinema”, composição muito bacana do avô de Camelo.

camelonosaopedro02
imagem: Cassiano Rodka

Além do seu violão, o músico teve acompanhamento da rabeca de Thomas Rohrer em nove músicas. “Menina Bordada” e “Dois Barcos” ganharam arranjos bem diferentes. Enquanto a primeira foi relida em versão frevo, a segunda recebeu um sabor experimental com direito a efeitos sonoros criados por um batedor de ovos tocado com um arco por Thomas. O show encerrou com Marcelo tocando novamente a música de abertura, a inédita “Luzes da Cidade”, mas dessa vez com a adição do lindo choro da rabeca de Thomas Rohrer.

Um segundo bis trouxe os dois músicos de volta ao palco para uma versão de um dos clássicos do Los Hermanos, “Além do Que Se Vê”. Convidando os presentes a cantar a melodia do naipe de metais no final da canção, Camelo fechou a sua primeira noite no Theatro São Pedro.

camelonosaopedro03
imagem: Cassiano Rodka

No segundo show, duas canções foram tocadas no último bis antes de “Além do Que Se Vê”. Ao voltar ao palco, Marcelo falou aos câmeras, rindo: “Agora já acabou o DVD, hein?”. Para deleite dos presentes, ele chamou Mallu Magalhães ao palco e interpretaram a mais recente música de trabalho da cantora, “Sambinha Bom”. Dividindo os vocais com ela, Marcelo anunciou “Vou tocar do meu jeito, tá?” e alterou uma das frases da letra para “Meu coração já cansou de tanto choro derramar e pede volta pra gente casar“. Depois de Mallu deixar o palco, Marcelo atendeu a um pedido do público, tocando a canção “Vermelho”.

Dos dois shows, o segundo foi certamente o melhor. Camelo parecia mais tranquilo durante toda a apresentação (já tinha passado o nervosismo da primeira noite) e a interação musical dele com Thomas Rohrer estava afiadíssima! Felizmente, em breve teremos este lindo registro em DVD para ver, rever e dividir com os amigos.

camelonosaopedro06
imagem: Cassiano Rodka

SETLIST
Luzes da Cidade
Dois em Um
Pra Te Acalmar
Casa Pré-Fabricada
Samba a Dois
Doce Solidão
Pois É
Janta
Dois Barcos
Fez-se Mar
Porta de Cinema
Tudo Que Você Quiser
Menina Bordada
A Outra
Santa Chuva
Liberdade
Cara Valente

BIS 1
Saudade
Morena
Tá Bom
Luzes da Cidade

BIS 2 no sábado
Além do Que Se Vê

BIS 2 no domingo
Sambinha Bom
Vermelho
Além do Que Se Vê

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s