Ben Folds – The Best Imitation of Myself

Ben Folds - Best Imitation.png

por Cassiano Rodka

Ben Folds surgiu na cena musical no comando de um trio de rock ironicamente nomeado Ben Folds Five. O que chamava logo atenção na banda era a sua formação: em vez do power trio ser formado pela clássica tríade guitarra, baixo e bateria, o grupo substituía a guitarra por um piano de cauda tocado por Ben. Misturando uma sonoridade jazzística com um lado mais roqueiro e caótico, a banda emplacou alguns hits nas paradas alternativas, como “Underground”, “Song for the Dumped” e “Brick”. Depois de três discos, a banda decretou o seu fim. Ben Folds lançou-se em carreira solo, produzindo três álbums, vários EPs e colaborações com artistas como Rufus Wainwright, William Shatner, Amanda Palmer, Regina Spektor e até o escritor Nick Hornby.

Em “The Best Imitation of Myself: A Retrospective”, Ben Folds faz um resumo de sua jornada musical. Destacando as músicas que fizeram parte dos diferentes capítulos de sua história, o pianista mostra que, em 16 anos de carreira, já percorreu vários caminhos musicais distintos. O grande talento do compositor está em criar canções que casam o alternativo com o pop. As letras são ora bem humoradas, ora reflexivas, mas não dispensam alguns bons palavrões. Para dar um toque especial a essa coleção, o músico reuniu a formação do Ben Folds Five e gravou três novas canções: “House”, “Tell Me What I Did” e “Stumblin’ Home Winter Blues”.

Para quem ainda não conhece, a versão simples do CD traz os principais hits do compositor desde 1995. Para os que já são fãs, vale procurar a versão especial, que inclui mais dois CDs: um com versões ao vivo e outro com demos e b-sides.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s