Yummy New York City Chronicles – Two

yummy-new-york-city-chronicles-two
imagem: Clarice Casado

por Clarice Casado

E seguimos nesta maravilhosa viagem gastronômica por New York City, e a delícia da vez é chinese food! Se eu falo em comida chinesa e você automaticamente pensa em algum dos delivery restaurants gordurentos que existem nas cidades brasileiras, sinto muito, leitor, mas você nunca provou a verdadeira comida chinesa! A cozinha chinesa vem evoluindo ao longo dos 5000 anos de história do país, tendo suas técnicas de preparação atingido padrões altíssimos de qualidade, o que a vem colocando em uma posição importantíssima na cultura chinesa ao longo da História, sendo considerado hoje como Arte e Ciência.

Me apaixonei pela real culinária chinesa em outra cidade que amo, Londres. Fomos a um restaurante fantástico que se chama YAUATCHA, que, por coincidência, fica no Soho londrino . Foi ali que descobri os dumplings e os dim sums. Mas as gostosuras de Londres ficam para outra série de crônicas gastronômicas.

Aqui eu vou falar do MR CHOW. Localizado em um dos melhores pontos de TriBeCa, no n. 121 da Hudson Street, o moderno restaurante chinês abriu sua primeira casa em 1968, em Londres (outra interessante coincidência!). A matriz novaiorquina só surgiu dez anos depois, na 57 Street. A filial de TriBeCa, na qual estivemos, abriu suas portas em 2006. Com filiais também em Beverly Hills, Miami e Las Vegas, o MR CHOW encanta desde a entrada.

Pode-se escolher entre as mesinhas na beira da calçada ou as do salão de jantar propriamente dito. Nós ficamos dentro, porque era o início do verão, e somos loucos por um ar-condicionado; mas os locals lotaram logo as mesas externas. Em um salão aconchegante, com pé-direito alto e todo em tons de preto, branco e prata, de cara você se sente super bem recebido, e pressente que o que está por vir será maravilhoso!

Nota interessante: a seleção musical era perfeita, ao menos para o meu gosto: só rock bom e das antigas, Elvis, Beatles, Clapton, Creedence, Stones.

Um garçom simpaticíssimo veio nos oferecer um drink, e sem pestanejar escolhemos algo com a velha e boa lichia: mais uma vez a fruta se fazendo presente em um restaurante oriental (lembram da última crônica, a do thai restaurant, quando cheguei equilibrada e saí bem desequilibrada nos meus sapatos Louboutin? Lychee drinks to be blamed…!). O garçom então nos deu uma verdadeira aula sobre os vários pratos ali servidos. Nos falou com carinho sobre os tipos de dumplings (espécies de trouxinhas de massa fina e crocante, com recheios diversos) e também sobre as opções de noodles, o macarrão chinês, que em nada se assemelha aos “grudes” que vêm nas caixinhas de papelão dos deliveries.

Escolhemos muita comida. Mas quando digo muita, é MUITA mesmo! Meu marido sempre se impressiona com o quanto sou capaz de ingerir em uma só refeição: ninguém acredita, ao me ver, que como tanto quanto (ou mais) que um homem…! O garçom nos sugeriu muita coisa boa, e escolhemos só iguarias. Como entrada, pedimos os water dumplings, feitos com carne bovina, e os MR CHOW noodles, que é a marca registrada deles. Os dumplings estavam perfeitos, crocantes na medida, com recheio impecável. Os noodles, que levam o nome da casa, eram um show à parte: um molho doce e escuro que constrastava com o salgadinho do macarrão, uma combinação para comer chorando…de felicidade! Como prato principal, pedimos os green prawns, os camarões com verde e delicioso de ervas que os chineses adoram. Um must! O melhor, porém, estava por vir: o fabuloso crispy duck com molho escuro, um negócio do outro mundo…! Super crocante mesmo, ou seja, a camadinha de gordura do pato toda ali, porém, tão tostada, que nem se percebe que se está a comê-la, perfeito, muito menos culpa, montes de sabor, e garantia de êxtase! Precisa ser melhor?

Para sobremesa, infelizmente não houve lugar, mais uma vez… Havia espaço, porém, para o restaurante do dia seguinte, que você conhecerá na próxima crônica de dar água na boca… Wait and see!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s