Naquele dia de verão – Parte 2

naquele-dia-de-vera%cc%83o
imagem: Cassiano Rodka

por Marcella Marx

Sim, o porteiro estava certo quando nos disse que era impossível sair.
Olhei para fora e vi um rio, por onde desciam livremente, armários embutidos, calotas, placas de carro, sacos enormes de lixo e tudo o mais que se pode imaginar. Entrei em pânico, não queria olhar na direção do meu carro, atrasava o inevitável. Até que minha aluna irrompeu sem dó: “Meu Deus! Olha o seu carro!”
Aí, meus olhos afundaram naquela cena: meu carrinho atravessado na rua e boiando. Todo o lixo do mundo parecia descer e bater nele, sem dó. Tive que me segurar para não jogar as sandálias e sair remando para socorrê-lo. Fui impedida pela fala reconfortante do porteiro: “Nossa… mas aqui sempre alaga, você não sabia?” e ainda disse mais: “Se eu soubesse que o carro era seu, teria ido avisar!” Nesses momentos, as pessoas que soltam o “SE” deviam pensar que correm risco de vida. Afinal, de que adianta um comentário como esse? Estava me devorando por dentro, mas quem me visse devia achar que, em vez de um, eu tinha uns cinco carros na garagem, tamanho era o meu auto controle e ar blasé.
– Alô, amor, oi tudo bem? Nosso carro tá boiando!
– Cê tá brincando…
– Não, não tô não.
– Mas… como assim boiando?
– Boiando boiando, assim mesmo.
– Onde tá a água?
– No capô e subindo.
Olhei para meus pés e minha sandalinha nova também estava embaixo d’água.
A chuva foi cessando, começou a garoar. Odeio garoa, acho sem personalidade, insossa. Ao menos que venha com o ressurgir do sol e o grand finale: um belo arco-íris. Essa, apenas marcou o início da noite, num dia de verão. A água escorreu, voltou pra dentro do solo, dos bueiros, córregos, rios e mar.
A rua foi inundada por pessoas que num grande mutirão recolhiam todo aquele lixo. Um pequeno exército de desconhecidos em movimento automático, como se já estivessem acostumados e preparados para aquela função pós chuva.
Em pouco tempo, só alguns poucos se lembrariam para sempre daquele dia de temporal!

Deixe um comentário

