Gainsbourg Imperial

GainsbourgImperial.jpg

por Cassiano Rodka

Em 2009, o compositor francês Serge Gainsbourg ganhou uma grande homenagem na cidade de São Paulo. O evento contou com uma exposição de fotografias e um show da Orquestra Imperial interpretando as músicas do compositor. A banda carioca apresentou um repertório escolhido a dedo pelo maestro Jean-Claude Vannier, um dos grandes parceiros de Gainsbourg, que também foi convocado a comandar a apresentação no Teatro Paulo Autran do SESC Pinheiros.

O clima normalmente despojado da Orquestra Imperial ganhou maior organização sob a mão ordeira do maestro e o resultado foi ótimo. A instrumental “Les Chemins de Katmandu” abriu o excelente setlist, que mesclou sucessos e faixas raras. Thalma de Freitas destacou-se com sua interpretação para “Contact”, cantada originalmente por Brigitte Bardot. O dueto “Bonnie and Clyde” foi cantado por Nina Becker e Stephane San Juan, membro francês da Orquestra e grande responsável pelo evento. Um dos grandes momentos da noite ficou por conta da participação de Jane Birkin, eterna esposa de Gainsbourg, ao lado de Caetano Veloso na linda interpretação de “Je Suis Venu Te Dire Que Je M’en Vais”. Caetano cantou ainda uma versão mais lenta para a bela bossa francesa “Baudelaire”, com direito à citação do samba “Siga” no finalzinho. O último bloco de canções foi baseado no álbum “Gainsbourg Percussions”, incursão gansbourgiana na sonoridade percussiva da música africana. Ou seja, prato feito para uma banda brasileira. “Couleur Café”, “New York-USA” e “Les Sambassadeurs” trazem uma boa dose de brasilidade ao palco, fechando com alegria a noite de celebração. Como ponto final da apresentação, Jane Birkin retorna sozinha ao proscênio e canta sua sempre emocionante versão a capella de “La Javanaise”, encerrando uma linda homenagem ao mestre da música francesa.

Se você, como eu, queria estar lá, mas não pôde, assista alguns dos melhores momentos no vídeo abaixo. E viva Serge Gainsbourg!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s