Um passeio pelos subúrbios com o Arcade Fire

ArcadeFire_TheSuburbs.jpg

por Cassiano Rodka

O terceiro álbum do Arcade Fire já constava nas listas de lançamentos musicais mais aguardados do ano. Agora que “The Suburbs” chegou às lojas, ele certamente vai fazer parte de outro tipo de lista: as de melhores discos de 2010.

O álbum abre com a faixa-título “The Suburbs”, que mostra uma guinada diferente no caminho do Arcade Fire. A música traz um lado bem alegre da banda em uma melodia bastante assobiável e um refrão cantado em agudos a la David Bowie. No geral, o disco traz faixas mais pop, mas sem deixar de lado o experimentalismo característico do grupo. É só ouvir “Rococo” e a fofa “Wasted Hours” para comprovar que a banda soube balançar bem a sua sonoridade com um lado mais acessível. Em “Modern Man”, por exemplo, o andamento quebrado da canção dá um toque de estranheza a uma melodia que agrada facilmente os ouvidos.

A banda parece ter economizado nas muitas camadas de som pela qual ficou famosa, deixando algumas músicas respirarem um pouco, com mais espaço e menos instrumentos. Mas há também faixas como “Empty Room”, que fazem uma visita ao som mais típico da banda, com violinos hipnóticos e instrumentação densa. A seleção de músicas é ótima, mas creio que o disco ganharia mais se a banda houvesse escolhido apenas umas 12 faixas dentre as 16 que compõem o álbum, ele acabou ficando um pouco extenso demais. Mas nada que atrapalhe a degustação desse delicioso disco.

“The Suburbs” deixa claro mais uma vez por que o Arcade Fire é considerado por muita gente como uma das melhores bandas que surgiram nos últimos tempos: belas melodias, boas ideias musicais e uma vontade imensa de produzir algo novo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s