As preliminares de Mr. Iggy Pop

iggypop_preliminaires

por Cassiano Rodka

Em seu novo disco solo, Iggy Pop deixa de lado o peso do punk rock para se render aos ritmos do jazz, do blues e da bossa nova.

Logo na primeira faixa, o cantor deixa claro que “Préliminaires” é um álbum bem diferente do resto de sua carreira: Iggy Pop canta em francês “Les Feuilles Mortes”, um standard do jazz composto por Joseph Kosma e Jacques Prévert que ficou mais conhecido nas vozes de Edith Piaf e Nat King Cole. A versão de Iggy tem um vocal gainsbouriano e um arranjo moderninho e kitsch. O blues aparece em faixas como “He’s Dead/She’s Alive” e “She’s a Business”, aproximando as novas músicas do estilo roqueiro mais comum ao cantor.

Outra grande surpresa do disco é a cover de “How Insensitive”, de Tom Jobim, cantada no álbum em sua versão em inglês. Uma interpretação inspirada do cantor, que deixa claro que Iggy Pop poderia viver só de jazz e bossa nova, se assim quisesse.

“Préliminaires” foi inspirado no livro “Possibilité d’une île” do francês Michel Houellebecq. Movido pelo trabalho do escritor, o cantor buscou novas formas de expressar-se musicalmente, explorando um lado mais tranquilo de sua personalidade.

A capa do álbum foi desenhada pela iraniana Marjane Satrapi, mais conhecida pelo filme animado “Persepolis”, premiado em Cannes em 2007. Ela também assina as imagens do livreto de 38 páginas que foi criado para a edição deluxe do CD.

O primeiro single do álbum, “King of the Dogs”, é um jazzão estilo New Orleans que cabe perfeitamente na voz de Iggy. Na letra, o cantor assume o papel de um cachorro chamado Fox – personagem preferido do cantor no livro de Houellebecq – que se gaba de ter a bela vida de um cão e não a triste vida de um ser humano. A música ainda ganhou um divertido clipe interativo onde você pode escolher se o personagem do vídeo vai ser um cachorro catador de lixo, executivo ou motoqueiro. Divirta-se ao som jazzístico do rei do rock!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s