Dos hypes e coisas afins

dos-hypes-e-coisas-afins

por Pedro Cunha

Oquei, eu já fui a estreias no cinema. Oquei, eu já fui à estreia de Star Wars no cinema… era o Episódio I, me dá um desconto, eu não sabia ainda o que o George Lucas ia fazer com a sua cinessérie. Além do que valeu por ver a fauna, o povo fantasiadinho de jedi. A primeira estreia que eu vi no cinema, na verdade, foi “Batman” (Tim Burton, 1989). Eu tinha 11 ou 12 anos e foi uma sessão noturna, o que era novidade para mim também. Uma das minhas experiências cinematográficas mais marcantes, na verdade. Além dessas duas… hmm… difícil. Certamente há. Não estou contando filmes na semana de estreia. Eu me obrigo a ver qualquer um do Woody Allen na semana da estreia até porque sempre há grande risco que ele não sobreviva em cartaz até a segunda semana…

Toda essa divagação sobre estreias em função do hype da semana: “Eclipse” (The Twilight Saga: Eclipse, David Slade). O filme estreia nessa sexta mas houve sessões de pré-estreia em todos os dias da semana, eu acho (quer dizer, tecnicamente a “estreia” amanhã é meio meia-boca…). E o que me impressionou foi a devoção das pessoas na fila. Com pôsteres. Fantasiados. E chorando. Chorando muito. Não estavam chorando na frente dos seus ídolos, estavam chorando… na fila do cinema. Vendo as reportagens dá um pouco de vergonha alheia. E, se para a maioria das pessoas que estão na fila vale a justificativa de que “isso é importante para um adolescente” tem bastante gente nessas filas que não é adolescente faz tempo. E, não sei o que é pior, tem uns outros que ainda não são adolescentes.

O fenômeno vai se repetir dentro de algumas semanas com a estreia de “Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte 1” (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part I, David Yates). E aí acho até que posso afirmar mais, porque sou fã da “saga” (palavra que anda batida demais…) do bruxinho. Fã de comprar o livro na pré-venda, para poder ler sem spoilers. Mas não consigo entender quem dorme na fila. Não consigo entender quem se fantasia para ir ao cinema. E não consigo entender quem joga quadribol na redenção (esses eu não entendo mesmo, enfim). Parece se estabelecer entre os fãs uma espécie de concurso para ver quem é o fã mais fã. Talvez seja isso.

Isso e uma indústria da devoção. E isso é alimentado pela indústria cinematográfica. Conseguir gerar uma “Saga Crepúsculo” ou uma “Saga Harry Potter” é ouro puro. Porque vai dar dinheiro, ponto. Não importa o filme ser bom, em uma semana ele se paga. Não importa se as pessoas vão falar mal ou bem do filme, importa é que elas vão vê-lo. E grande parte das pessoas vai vê-los no cinema mais de uma vez. Em tempos nos quais a indústria briga com a pirataria ter lucro certo, não importando o quão bom (ou ruim) seja o seu filme é algo que os estúdios não desprezam. Pelo contrário, constroem.

Aliás, essa indústria vai por um caminho meio bizarro. Cada notícia que eu leio me confirma ainda mais a triste ideia de que, para os executivos do cinema, lucro certo é só o que importa. Há boatos sobre um longa de “Friends”. Sim, eu sou fã da série. Ela teve 10 temporadas e eu acho que tudo que Ross, Rachel, Monica, Chandler, Joey e Phoebe tinham para dizer já foi dito. Já houve duas adaptações de “Sex and the City”. Já houve o longa de 24 Horas. O que vem por aí? “Glee: The Movie”? “Gossip Girls Uncut”? “House MD”? Mundo estranho esse no qual as pessoas vão ao cinema para ver o que veem na TV… Notícias dessa semana fecham a bizarrice que tem caracterizado a indústria cinematográfica. Está em produção a adaptação de “Mafia Wars” para o cinema. Sim, você leu direito: “Mafia Wars”, um aplicativo do Facebook, está virando filme. Pesquisando sobre a notícia descobre-se que a produtora Radar Pictures está procurando roteirista para começar a adaptação. O que virá depois? “Farmville: The Movie”? Veremos. Ou não veremos, enfim.

Deixe um comentário

