Filmes de Copa do Mundo

por Pedro Cunha

Em tempos de Jabulani, vuvuzelas e bafana bafana talvez você não aguente mais futebol, esporte, Copa do Mundo ou África do Sul. Bom, se for o caso, a minha coluna de hoje talvez te deixe um pouco mais irritado. Já que eu gosto bastante desse clima, resolvi fazer uma seleção de cinco filmes com essa temática, para quem quer continuar no embalo da terra do Mandela. Lembrando que a lista é pessoal e os critérios são completamente subjetivos, ou seja, sinta-se à vontade para não gostar e reclamar. Listas, afinal, servem para isso, não?

5) Pelé Eterno (Aníbal Massaini Neto, 2004)
Esse é um filme para quem gosta mesmo de futebol. E é um filme que tira todas as dúvidas sobre Pelé ter sido ou não o maior jogador de todos os tempos. O filme segue a trajetória linear dos documentários-biografias que contam a vida de alguém desde a infância até determinado ponto (até porque Pelé ainda não morreu). Há depoimentos de colegas, familiares e amigos e muitas cenas raras, como as da final da Libertadores da América de 1962, vitória do Santos de Pelé sobre o Boca Júniors por 2×1. Na época do lançamento do filme, foi dado grande destaque à reconstituição eletrônica de um gol que, segundo o próprio Pelé, seria seu gol mais bonito, contra o Juventus de SP no Estádio da Rua Javari. Interessante é ver como seis anos podem tornar algumas coisas datadas, em especial quando se trata de computação gráfica. “Pelé Eterno” é um filme para quem não gosta de futebol manter-se distante. Mas, para quem gosta de futebol, é um bom filme.

Filmes de Copa do Mundo 01.png

4) Duelo de Campeões (The Game of Their Lives, David Anspaugh, 2005)
Um dos arquétipos de filmes esportivos: uma equipe realmente fraca, mas de boas pessoas, se realmente focada e guiada por ideais nobres pode derrotar um adversário poderoso, porém arrogante. Mesmo se no final a equipe não se sagrar campeã, ela voltará para casa com a missão cumprida e a lição aprendida. Essa história é contada tendo como protagonista a seleção norte-americana de futebol na Copa de 1950, no Brasil. Foi quando ocorreu a maior façanha da história do futebol dos EUA: a vitória de 1×0 sobre a Inglaterra em Belo Horizonte. Apesar da vitória sobre a poderosa Inglaterra os norte-americanos foram eliminados na primeira fase depois de sofrerem derrotas para Espanha e Chile. O filme é protagonizado por Gerard Butler, que começava a adquirir experiência sobre comandar minorias aguerridas que seriam derrotadas por inimigos superiores.

Filmes de Copa do Mundo 02.png

3) Barbosa (Jorge Furtado, 1988)
Mais um filme sobre a Copa de 1950, mas dessa vez um curta. A Copa de 1950 talvez seja o maior trauma esportivo brasileiro e Antônio Fagundes tenta exorcizá-lo voltando no tempo e impedindo que ele aconteça. O curta é interessante e o desfecho bastante inusitado. O filme tem 12 minutos e pode ser assistido na íntegra em http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=150#. O projeto porta curtas, aliás, é uma iniciativa muito legal da Petrobrás que disponibilizou online (e legalmente) uma quantidade enorme de curtametragens…

2) O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern, Sönke Wortmann, 2003)
A Copa, dessa vez, é a de 1954. A segunda Copa pós-Segunda Guerra Mundial foi a primeira da Alemanha Ocidental, destroçada pela guerra. Uma seleção nacional de um país que não podia, naquele momento, ter orgulho nacional. Um time destroçado de um país destruído. Aos trancos e barrancos, os alemães classificaram para a final onde enfrentariam aquela que já era, para muitos, a dona daquela Copa: a Hungria de Puskas. A Hungria estava invicta há quatro anos e, naquela Copa, havia feito 25 gols em quatro jogos. Um filme sobre superação e também sobre orgulho. Antes de um filme de esporte, um filme legal de se assistir.

Filmes de Copa do Mundo 03.png

1) Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts, Murilo Salles, 1995)
A FIFA produz, desde 1958, um filme oficial sobre a Copa do Mundo. “Todos os Corações do Mundo” é o filme oficial da Copa de 94, nos EUA. Essa é uma Copa muito especial para a minha geração, a que está na casa dos 30 e alguma coisa: foi a primeira vez que testemunhamos o Brasil chegar a uma final e ainda por cima vencemos. O filme conta com imagens que para nós já são clássicas: Dunga e a mão crispada, comemorando o gol de pênalti na final, Baggio com as duas mãos na cintura e olhando para o chão depois de perder o pênalti, Romário malandramente se esquivando para que o chute de Branco entrasse contra a Holanda e aquela que é a imagem mais forte, acho, da copa: Bebeto e seu gol embala-nenê, que marcou a vitória brasileira sobre os EUA em pleno 4 de julho.

Filmes de Copa do Mundo 04.png

Tecnicamente falando “Todos os Corações do Mundo” é um documentário sobre esporte. E nesse sentido é muito bom. O som das torcidas nas arquibancadas, as expressões dos jogadores, os pequenos e sutis movimentos são ricamente captados por muitas (e bem colocadas) câmeras. O trabalho de mixagem e edição também é primoroso, assim como a montagem, que pode destruir um filme como esse, e, no caso, ajuda a torná-lo bom. Um detalhe que torna o filme engraçado são os uniformes, que eram o que existia de fashion e moderno em 1994 e hoje parecem muito, mas muito datados. Quem duvida que dê uma googlada por “USA 94” e veja, por exemplo, a camisa azul-estrelada da seleção norte-americana.

A nota triste do filme vem na dedicatória ao zagueiro colombiano Escobar. A Colômbia chegou aos EUA como uma das favoritas ao título e decepcionou. Escobar fez um gol contra no jogo contra os EUA que ajudou a desclassificar a Colômbia. Ao regressar ao seu país o zagueiro foi executado em um bar em função do ocorrido. O esporte, as vezes, é levado a sério demais.

Filmes de Copa do Mundo 05.png

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s