Camadas

camadas_p2
imagem: Cassiano Rodka

por Cassiano Rodka

Às vezes tenho a impressão de que a vida vai tomando forma em camadas. De tempos em tempos, uma nova camada se sobrepõe à outra, sem substituí-la ou alterá-la. Ela adiciona-se às anteriores, preenchendo espaços e dando forma a algo maior.

Por exemplo, você frequenta um bar há anos e, de repente, descobre que a garçonete é irmã da sua vizinha. E o dono do bar esteve em todos os mesmos shows de jazz que você compareceu nos últimos dez anos e vocês só se conheceram ontem. E foi ele quem comprou aquele disco que você estava na dúvida se levava pra casa ou não e, em questão de minutos, alguém apareceu na loja e levou. Era ele! E ele acaba de contar que mora na Rua Cândido Silveira, em um prédio onde você fazia natação aos 12 anos. E amanhã, em uma conversa informal, você vai descobrir que a vizinha irmã da garçonete também nadava lá. Parou quando viu uma criança bater a cabeça na piscina e você lembrará daquele sangue misturando-se ao cloro e chegará à conclusão que vocês eram colegas. E se perguntará por onde anda o garoto que machucou a testa… E algum dia talvez você descubra que ele foi o cara que vendeu o disco que você queria ao dono do bar. Ou que ele foi casado com a garçonete irmã da vizinha durante os anos em que você frequentou o bar sem conhecê-la. Ele pode ser, ainda, aquele baixista que você e o dono do bar aplaudiram de pé (em cadeiras nem tão distantes) há dois anos atrás, quando ainda não se conheciam.

Tudo vai acontecendo ao mesmo tempo; são diversas páginas sendo escritas a cada dia, mas a gente só consegue ler algumas poucas. E há um certo prazer em ler novos capítulos que remetem a velhas histórias e que preenchem, misteriosa e lentamente, isso tudo que chamamos humildemente de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s