The Cinematic Orchestra

TheCinematicOrchestra.jpg

por Cassiano Rodka

O nome já diz um bocado. Uma orquestra de 6 músicos que produz um som jazzístico com ares cinematográficos.

Criada por Jason Swinscoe, a banda inglesa The Cinematic Orchestra surgiu no final dos anos 90 misturando música eletrônica com improvisações de jazz. As músicas costumam ser compostas em cima de batidas e samples que Swinscoe cria como uma faixa base para os músicos improvisarem em cima.

A banda conta com PC (Patrick Carpenter) nas turntables, Luke Flowers na bateria, Tom Chant no saxophone, Nick Ramm no piano, Phil France no baixo e Stuart McCallum na guitarra.

Desde o lançamento de seu primeiro álbum, “Motion”, em 1999, a banda já começou a receber convites para fazer trilhas sonoras. Um de seus grandes projetos foi criar uma trilha para o filme mudo “Man with a Movie Camera”, do diretor russo Dziga Vertov. Trata-se de um documentário experimental que retrata a vida urbana na cidade de Odessa. A história na verdade é uma desculpa para o diretor testar diferentes formas de captar imagens com a câmera. A banda entrou em turnê tocando ao vivo a trilha para o filme em salas de cinema, resultando mais tarde em um CD e DVD com o material.

O segundo álbum surgiu em 2002 com o nome de “Everyday” e a participação da cantora de soul Fontella Bass no vocal da faixa título e do single “All That You Have”. Essa parceria deu bastante certo e garantiu a volta da cantora no terceiro disco da banda, o belíssimo “Ma Fleur”, de 2007. Outro destaque neste último álbum é o cantor canadense Patrick Watson, que entregou sua voz macia à quatro músicas, incluindo o single “To Build a Home” e um dueto com a vocalista do Lamb, Lou Rhodes, intitulado “Music Box”.

A música da Cinematic Orchestra é suave e melodiosa, perfeita para ser escutada em uma tarde de domingo ou um dia chuvoso. Ou para quem precisa de alguns bons minutos de calmaria depois de uma semana cheia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s