O hip rock do The Slew

theslew_100

por Cassiano Rodka

2009 foi um ano de bons lançamentos musicais. Mas foi recentemente, quase chegando ao fim do ano, que escutei o álbum mais interessante dessa leva. O álbum de estreia do The Slew traz o que parece ser uma releitura hip hop do rock psicodélico dos anos 70. Eu sei, eu sei, parece uma péssima ideia, mas não se engane: essa inusitada combinação fez de “100%” o disco mais inovador de 2009.

As 10 canções do álbum foram originalmente compostas pelos DJs Kid Koala e Dynomite D para a trilha sonora de um documentário que acabou sendo cancelado. Decididos a não jogarem fora o material que haviam criado, a dupla de DJs resolveu lançar as músicas e disponibilizá-las na internet por um determinado período.

Com vocais que mesclam a melodia dos anos 60 ao rap, e instrumentais que casam guitarras psicodélicas às batidas dançantes do hip hop, as músicas que compõem “100%” são um verdadeiro quebra-cabeça de samples.

O disco inicia com um grito agudo a la Robert Plant seguido de scratches. É a faixa “100%”, que dá nome ao disco e deixa claro ao ouvinte que ele está prestes a escutar algo único. Na segunda faixa, fica fácil se render ao refrão contagiante de “It’s All Over”, que provoca “now the people don’t have the power to change things anymore”. O disco oferece ainda pérolas como “You Turn Me Cold”e “Wrong Side of the Tracks”, que contam com melodias pra cima que permanecem na memória.

Para reproduzir “100%” ao vivo, Kid Koala recrutou a cozinha da banda australiana Wolfmother, ganhadora do Grammy de Melhor Performance Hard Rock em 2007. O baixista Chris Ross e o baterista Myles Heskett adoraram o desafio e assim a banda deu início a uma turnê de shows que vai percorrer os Estados Unidos e a Europa durante este e o próximo ano. Quem sabe o Brasil não recebe a visitinha deles?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s