Burt Bacharach: uma lenda em Porto Alegre

por Cassiano Rodka

Burt Bacharach é um dos grandes compositores do século XX. Deu vida a algumas das mais reconhecíveis canções de todos os tempos e sua obra permanece relevante até hoje. Mas seu sucesso é uma faca de dois gumes. Por mais que as pessoas reconheçam suas músicas, elas não sabem quem é o autor delas. O que fica na lembrança são as melodias e os intérpretes, não o compositor. Essa foi, em parte, a razão pela qual o Teatro do Sesi ficou um tanto vazio durante sua apresentação no dia 13 de abril. O outro motivo foi o preço salgado.

A falta de público não pareceu intimidar Burt Bacharach, que compensou o vazio com um show mais do que completo. O vasto setlist passeou por diversas épocas da vida do compositor, fazendo um extenso apanhado de sua carreira.

burtbacharachempoa
imagem: Cassiano Rodka

 

Para dar conta de incluir todos os seus inúmeros sucessos, o compositor utilizou uma boa artimanha: fez 4 medleys temáticos, produzindo cascatas ininterruptas de melodias que emocionaram o público presente. O primeiro medley reuniu alguns dos grandes hits de Burt Bacharach, como “Walk on by”, “I Say a Little Prayer”, “Wishin’ and Hopin'” e duas das minhas favoritas, “(There’s) Always Something There to Remind Me” e “This Guy’s in Love with You”.

Para interpretar as canções, três vocalistas revezavam-se ou cantavam em dueto ao lado do piano do compositor. Cada um teve também o seu momento solo, tomando o centro do palco e cantando duas ou três músicas. Foi aí que a cantora Josie James brilhou ao interpretar uma emocionante versão de “Anyone Who Had a Heart”. John Pagano destruiu o palco (e alguns corações) com “Make It Easy on Yourself” e a suave voz de Donna Taylor fez chorar muitas senhoras da plateia com a doce “(They Long to Be) Close to You”.

Outro medley que o compositor preparou foi um presente aos aficionados pela obra do compositor, apresentando alguns hits obscuros, na verdade, os seus quatro primeiros sucessos: “Magic Moments”, “The Story of My Life” “Tower of Strength” (para meu deleite) e “The Blob”, com participação do saxofonista fazendo a divertida onomatopeia da música – um “plop” passando o dedo no interior da boca.

Sempre simpático, Bacharach levantava do piano para conversar com a plateia sobre suas músicas e sua carreira. “Essa próxima música me dá muito orgulho porque ela me lembra que fui um dos compositores que tiveram uma música sua gravada pelos Beatles”, disse sorridente antes de uma belíssima interpretação de “Baby, It’s You”, hit registrado pela banda inglesa em seu primeiro LP “Please Please Me”.

Burt Bacharach também soltou o gogó em algumas faixas, como “Wives and Lovers”, “Alfie” e “Go Ask Shakespeare”, canção que gravou mais atualmente com o pianista indie Rufus Wainwright e que conta com um loop de bateria e baixo programado pelo rapper Dr. Dre. Além dessa, outras faixas mais recentes foram incluídas no repertório, como “Who Are These People?” e “God Give Me Strength”.

Burt Bacharach compôs várias trilhas para o cinema e muitos de seus sucessos são reconhecidos devido à sua presença em diversos filmes. Talvez por isso, o medley de canções cinematográficas tenha sido o mais impactante, reunindo alguns de seus hits mais marcantes, como “The Look of Love”, “Arthur’s Theme”, “What’s New Pussycat” e a inesquecível “Raindrops Keep Fallin’ on My Head”.

Depois de apresentar cerca de 40 canções em duas horas de show, o compositor se despediu de sua pequena – mas fiel – plateia que o aplaudia de pé ao som de “What the World Needs Now Is Love”. O compositor não resistiu e retornou ao palco para cantar mais uma vez o seu grande hit, “Raindrops Keep Fallin’on My Head”. O momento foi emocionante e a música podia ser escutada por todos os lados, entoada pela voz de cada pessoa que estava presente naquela noite.

Um show que vai ficar eternamente na memória, bem como a música de Burt Bacharach.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s