The Jazz Devil is back!

Barry_Backtothecat.jpg

por Cassiano Rodka

Quem é Barry Adamson? Barry Adamson é o cara!

Iniciou a carreira tocando baixo no Magazine (os pais do pós-punk – ainda escreverei sobre eles aqui) e fazendo parte dos Bad Seeds, banda de apoio de Nick Cave. Depois seguiu para uma carreira solo que aproximou o jazz de gêneros mais populares, como o rock, o pop e o hip hop. Apaixonado por cinema, Barry sempre teve uma relação próxima com trilhas sonoras, então podemos frequentemente perceber sonoridades ambientais típicas do cinema nas suas canções. Sem falar nas altas doses de sensualidade das guitarrinhas wah-wah espalhadas pelas suas faixas mais funkeadas.

Recentemente, ele lançou o seu mais novo álbum, “Back to the Cat”. Depois de um disco um pouco sem foco (“Stranger on the Sofa”), Barry voltou a explorar o seu lado mais jazzístico e funky, mas sem deixar de lado seu gosto pela música contemporânea, mantendo os seus toques eletrônicos e o seu pezinho no rock.

A volta ao suingue é muito bem vinda, produzindo pérolas como “The Beaten Side of Town” e “Civilization”. As faixas instrumentais, como sempre, estão caprichadíssimas, com destaque para “Shadow of Death Hotel”, uma das melhores músicas do disco. “Walk on Fire” é outra das minhas preferidas: guitarrinha funky, batida safada e um excelente refrão que fica na cabeça. Um possível single. O primeiro single, aliás, é um jazz-rock com ecos de Violent Femmes intitulado “Spend a Little Time” e pode ser baixado de graça no last.fm. Outra que implora pra ser single – e provavelmente vai conseguir – é “Straight ‘Til Sunrise”, um jazzinho-pop que evoca melodias de Burt Bacharach.

Barry Adamson é imprescindível na coleção de todo bom apreciador de jazz. Então corre atrás do disco novo e põe pra rodar no seu gramofone!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s