As poções mágicas de Sioen

Sioen.jpg

por Cassiano Rodka

Pelo final do ano passado, um passeio pelo YouTube me fez parar em uma apresentação ao vivo dum pianista belga chamado Frederik Sioen. O jovem músico apresentava seu mais novo single, intitulado “No Conspiracy at All”. A canção se instalou confortavelmente na minha cabeça e eu tive que ir atrás de mais material do cara para satisfazer minha mais nova obsessão. Em pouco tempo, eu já estava na lista de maiores ouvintes de Sioen segundo o Last.fm.

Sioen surgiu na cena musical em 2001 através de uma demo intitulada ‘S’. Nela, o compositor apresentava o seu estilo de tocar piano e cantar. Uma voz rouca e suave, às vezes gritada, acompanhava as melodias pop-rock com pitadas de jazz que ele deslizava no piano. Não demorou a chamar atenção das gravadoras e, em pouco tempo, ele entrava em estúdio com uma banda para gravar seu primeiro disco, “See You Naked”. Muitas das músicas da demo reapareceram em melhores arranjos, com mais instrumentos, incluindo guitarras e violinos. Os singles “Too Good to Be True”, “Cruisin'”, “Another Ballad” e “Boom” garantiram lugares nas rádios e Sioen começou a se popularizar – na Bélgica, ao menos.

O segundo álbum, “Ease Your Mind”, foi lançado em 2005 com um show em um velho cinema, que gerou o belíssimo DVD “Ceci N’Est Pas Un Film”. O disco expande o som da banda, em número jazzísticos, como a bela “In No One’s Interest”, canções pesadinhas, como a nirvanesca “Who Are You Driving Mad?” e uma visita belga à Espanha em “Mi Corazón (De Vogels Fluiten Niet)”. Sem falar na minha música favorita do cara que, ironicamente, chama-se “Favourite”.

Em 2007, ele lançou o seu terceiro e mais recente álbum, intitulado “A Potion”. Um CD um pouco mais cabisbaixo que os outros, com letras carentes e melodias tristonhas. Os singles se deram bem nas paradas belgas, incluindo “No Conspiracy at All” – a música que me levou até ele – “Ready for Your Love (High)” e “I Need a Drug”, que tem um clipe vídeo game muito bacana! Atualmente, o cara está em turnê e, não, infelizmente não tem datas para o Brasil. Então o negócio é pôr o som na vitrolinha e curtir macio!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s