Lara

lara

por Clarice Casado

Ela me contou que se conheceram na cidade natal dele, no interior do estado mais rico do país. Eu nem perguntei, mas, assim, como que por encanto, ela começou a me contar, e eu ouço tudo sempre, adoro ouvir, e fiquei ouvindo, em alguns minutos a história desenhou-se em minha mente, clara, cristalina, era tudo muito vago e ao mesmo tempo tão certo, tão real, tão absolutamente verdadeiro. E não há nada de absoluto no amor. Mas nos olhos da menina, filha dela, eu via o amor que ela me descrevia, um amor daqueles que só quem oferece pode entender. Mas ela nem imaginava que eu contaria isso hoje, senão, talvez nem tivesse contado, ou talvez tivesse. Talvez tenha contado por saber que eu contaria. Algumas histórias precisam ser contadas, elas dizem, olha, vem cá, sou importante, sou diferente, faça-me existir para sempre. E contou que o único elo entre eles foi sempre a cidade, sempre a cidade, sempre a cidade. Ficaram separados por diversas oportunidades, viajaram, conheceram o mundo, outros mundos, experimentaram as mais diversas coisas, pessoas, cidades, costumes, comidas, sentimentos, decepções, alegrias, tristezas, viraram o mundo atrás de coisas que nem sabiam ao certo o que eram, para, finalmente, encontrarem-se novamente naquela cidade. E assim foi durante muitos anos, o acaso fazia que fossem e voltassem. Lutavam contra tudo e contra todos, sem saber que havia destino, mas havia, apesar de não acreditarem nele. Mas o destino, acreditemos ou não, é implacável, ele vem, ele acontece. E o deles foi se encontrarem novamente na cidade natal dele, naquele refúgio só deles, naquela paz infinita, naquelas montanhas, naquele céu de setembro, naquelas folhas cor de pêssego, foi ali que tudo se deu. A menina também estava escrita, o destino a escreveu para eles, mas eles ainda não sabiam. Mas um dia souberam, e, quando souberam, chamaram-na Lara, porque a cidade assim se chamava, e era a cidade que fazia, sempre fez, sempre fará com que tudo tenha sentido.

Deixe uma resposta

