Literatura é movimento?

literaturaemovimento

por Clarice Casado

À Helena Sut

Literatura é movimento.

Afirmei ao meu pai, e ele concordou. Movimento? Sim, se é movimento, quero ser levada pelo furacão, quero percorrer os caminhos estranhos e complicados que me levam ao meu íntimo mais íntimo e me trazem ao papel, e me deixam falar de mim sem que eu tenha medo, medo nenhum, não mais.

Se literatura é movimento, não me deixa parada, nunca mais, dá-me a força e a coragem de nunca mais ficar estática, de nunca mais deixar de movimentar-me, de nadar em mim mesma, de voar. Quero que o movimento me movimente mais do que o próprio vento, quero que o vento leve as minhas palavras, arraste-as, como folhas, pro meu papel branco, por meu papel virgem de ideias. Deixa o vento semear meu papel com as minhas palavras. O vento da minha alma, da minha mente, da escritora em ebulição em mim, que ferve como água, que grita e se esperneia no meu Eu, que queria sair, que ainda quer sair, correndo desembestada pelos pampas da literatura.

Se literatura é movimento, liberta a menina tímida que julgava não saber o que fazer da vida, liberta a borboleta de seu casulo, deixa-a voar livre. Quero ver minha própria face, quero ver minha própria alma. Quero ver-me. Quero ver-me pelas minhas mãos criadoras. Quero ver-me e quero que me vejam, que me dispam. Quero que minhas duas metades se unam nesta nova missão: minha metade antiga, e minha metade nova, irmãs, talvez primas, já que são um pouco diferentes. Guardam a essência, mas diferenciam-se em pequenos detalhes.

Se literatura é movimento, deixa-me bailar com a juventude, deixa-me extrair dela tudo que posso, deixa-me sugá-la até sua última gota. Faz de mim uma abelha, e me leva pras flores. Deixa-me levar minhas palavras, deixa que minhas palavras sejam levadas. Pelo vento. Deixa meu pólen se espalhar pelo mundo. Deixa-me voar. Deixa-me voar. Deixa-me sonhar no voo. Voo sonhando. Sonho alado.

Deixe uma resposta

