Angelina

angelina.jpg

por Clarice Casado

Pronto. Começou. Ela já começou a nadar em mim. Já está aqui há quase cinco meses, e eu ainda não a sentia. Agora, sei que está aqui, tenho a confirmação bem palpável.

Assusta-me a responsabilidade enorme que tenho agora sobre meu corpo. Devo cuidar bem dele, cuidar mais do que nunca. Qualquer esforço a mais, qualquer exagero podem significar algum dano a ela. E a mim também, claro. A nós.

Os movimentos de um bebê no útero são bem assim: parece que tem algo nadando em você. Como é a sensação de algo nadando em você? É assim, é isso que estou sentindo. Tem gente que diz que parece uma borboleta voando na sua barriga. Sim, pode ser isso também. Mas borboleta não vive na água. Um bebê vive, e é por isso que penso neles nadando.

Sou seu mar infinito. Vai ver ela pensa que o mundo é mesmo só isso. Mas nem tem nada de infinito, porque é tão apertadinho… Bom, cada um tem a sua ideia sobre finitude. Cada um estabelece seus conceitos sobre finito baseando-se nos limites que tem. Os dela ainda são bem restritos. Bem, mas nem tanto… Há as vozes. As vozes que ela ouve lá de dentro. As vozes aqui de fora. Um exterior que ela ainda não conhece, mas aos poucos já percebe que existe. Já está ampliando limites… Ah! E existe a luz: a luz que ela vê e sente. A luz aqui de fora, para ela, é apenas luminosidade.

Orgulha-me mantê-la. Aquecê-la. Provê-la. Sou a única responsável. Preciso estar bem para que ela esteja bem. Preciso estar calma para que ela esteja calma. Preciso estar bem alimentada para que ela não tenha fome. Preciso descansar para que ela descanse. Preciso ser feliz para que ela absorva toda a minha alegria.

Nada, Angelina. Nada, minha filha, minha pequena, minha mais nova invenção. Angelina menina. Menina. Angelina.

Deixe uma resposta

